A gestação é período inesquecível na vida da mulher. São muitas mudanças no corpo, expectativas, ansiedade, milhões de sentimentos que deixam a cabeça bem confusa. O corpo também sofre, os seios doem, as pernas e pés ficam inchados, a coluna incomoda e o ganho de peso é inevitável.
Com todas essas mudanças a autoestima da grávida fica abadala, as roupas não servem, ela não tem a mesma disposição de antes e as oscilações de hormônio alteram muito seu humor. Segundo especialistas a ansiedade e excesso de preocupação são sintomas normais da gestação. O importante é a mulher reconhecer estes sentimentos e principalmente, respeitá-los. Se estiver angustiada, tente conversar com alguém ou se esta se sentindo cansada, não se sinta mal por querer ficar em casa.
Durante a gravidez muitas mulheres se sentem confusas, questionam se será uma boa mãe, e ficam inseguras em relação ao parceiro devido às mudanças no seu corpo. Não fique reprimindo esses sentimentos, desabafe com pessoas de sua confiança e diga o que está sentindo. Isso vai te ajudar a se sentir melhor e não deixar que toda essa sua confusão abale sua autoestima.
Não se preocupe com o corpo
As inseguranças em relação ao corpo são normais na gravidez, mas você pode dar a volta por cima e manter a autoestima nas alturas. Não tenha medo de usar as roupas que você gosta e de valorizar as mudanças que a gestação proporciona, aproveite para usar peças que valorizam o colo e os seios fartos. Hoje existem muitas lojas de moda gestante que desenvolvem peças lindas e confortáveis pensando na mulher grávida.
Não se esqueça de você
O principal conselho é não se esquecer de você durante a gestação. Vá aos lugares que gosta, saia de casa quando estiver com vontade, visite os amigos e esteja sempre de bem com você. Se a insegurança apertar procure ler livros sobre gravidez, faça curso de gestante e converse com quem já passou por isso. Não supervalorize suas preocupações e pense sempre positivo, assim sua autoestima estará sempre lá cima.
Adriana Oliveira diz:ole1 tenho uma duvida ermnoe desde 2008 nao trabalhava voltei em 2010 e fiquei apenas 5 meses eu fiquei doente e quando voltei fui mandada embora , fiquei gravida e hoje estou de quase 6 meses g ostaria de saber se tenho direito ao auxilio maternidade pois pelo que li a mulher tem que estar na ativa ou adoe7e3o e quem esta desempregada recebe tb como fae7o?alguem pode me auxiliar