O Fundo Social Elas lançou o Concurso Gestão Escolar para Equidade: Ela nas Exatas, que tem o objetivo de encorajar a colocação de meninas em carreiras nas ciências exatas e naturais, ambientes ainda predominantementes masculinos.
Independente, o Fundo busca promover o protagonismo e a liderança das mulheres. O lançamento é uma pareceria com o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas.
O programa Nacional Jovem conversou com a assessora responsável, Silvana Lemos, que conta que o concurso quer provocar nas jovens do Ensino Médio o interesse pelas carreiras de exatas.
Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) 2013, 77% dos homens ocupam as vagas do curso de ciência da computação.
Já mostramos em outras matérias aqui no Plano não só a descrepância da presença profissional feminina nessas áreas, mas como elas, por serem minoria, muitas vezes são tratadas.
Assim como também apresentamos estudos que comprovam que empresas que tem mais igualdade de gênero crescem mais economicamente e também que quanto mais mulheres em cargos de liderança, mais produtivas as áreas são.
Silvana Lemos também disse que é importante a comprovação de uma parceria com a escola que receberá o projeto, e deu exemplos de quais tipos de projetos podem ser propostos. “Podem ser desenvolvidos games e aplicativos, bem como, podem propor feiras de ciências e rodas de conversas com pesquisadoras mulheres na área de física e química.”, destaca a entrevistada.