A cantora Selena Gomez tem só 25 anos e há muito tempo já mostra em suas mídias sociais protagonismo ao falar sobre como as mulheres são vistas e tratadas na sociedade, especialmente quando falamos de padrão de beleza, algo que ela sempre criticou.

A cantora foi diagnosticada há uns 6 anos com Lupus, que é uma doença que atinge qualquer parte do corpo. Ele faz o sistema imunológico entrar em “pane” e começa a ver as células do próprio corpo como inimigas, em vez de ter vírus e bactérias como inimigos. Com isso, a quantidade de leucócitos, soldados de defesa presentes em todo o organismo, cresce a níveis exagerados. E esse novo exército passa a atacar quem ele deveria defender.

São vários os sintomas, uma vez que praticamente qualquer órgão ou tecido pode ser afetado. Os mais comuns são manchas avermelhadas no rosto, orelhas, decote e braços, dores fortes nas articulações, inflamações nas membranas que envolvem órgãos, problemas nos rins, cansaço e emagrecimento, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Desde então, a cantora passou por altos e baixos. Engordou, emagreceu, inclusive foi uma época em que a internet não poupou críticas às mudanças de seu corpo. Além disso, teve depressão, síndrome do pânico e, no passado, precisou passar por um transplante de rim, por conta da doença. Então, nesses últimos anos suas mensagens nas mídias sociais são sempre voltadas a autoaceitação, bem-estar, críticas aos padrões de beleza pensando justamente no público jovem que a acompanha e passa muitas vezes por bullying por conta do peso, cabelo, preconceito… e Selena mostra a cada dia que não importa o que falam de você, o importante é ser feliz e se aceitar como é.

Na madrugada de ontem, terça-feira, ela fez uma postagem cheia de inspiração criticando os padrões com um vídeo mostrando o que realmente importa: estar bem e feliz ao lado de pessoas que você gosta.

 

 

https://www.instagram.com/p/BgiEpRfAt5E/?utm_source=ig_embed

 

No texto, Selena diz o seguinte:

“O mito da beleza – uma obsessão por uma perfeição física que prende mulheres modernas em um eterno ciclo sem esperança, sem autoconhecimento e ódio a si mesmas enquanto ela tenta agradar a definição impossível da sociedade de beleza impecável. Escolhi cuidar de mim mesma porque eu quero, não tenho nada a provar para ninguém ‘Wind in her sails'”.

“Wind in her sails” (Vento em suas velas em tradução livre) é o lema do movimento Colour Conference, que é um movimento global com foco nas mulheres e que fala sobre liberdade e empoderamento. O evento acontece em Sidney, Austrália e Selena é uma das convidadas especiais.

Que todas as mulheres sigam o exemplo de Selena. Cuidar mais de si mesma, sem se preocupar em provar nada a ninguém é o melhor que podemos fazer por nós mesmas. Se amar, se autoaceitar é dar oportunidade pra aproveitar a vida da melhor maneira possível, curtindo aquilo que importa de verdade: você mesma e as pessoas que estão ao seu lado e que te amam assim, do jeitinho que você é! Love yourself! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *