A vencedora do Prêmio Nobel de Medicina desse ano com certeza veio para abalar todas as estrturas, quebrar muitos preconceitos e, definitivamente, mostrar que ter um Plano faz toda a diferença.
Aos 84 anos, Tu Youyou é primeira chinesa a ser celebrada com essa premiação.
Prestigiada por ter criado uma droga capaz de combater a malária, Tu não tem diploma de medicina, embora dedique-se a área desde 1960.
Lendo textos antigos, ela descobriu que em 400 d.C as pessoas usavam absinto doce para tratar a enfermidade. A partir daí estudou muito, aprimorou a receita e hoje sua descoberta é utilizado por todo o mundo e já salvou milhões de vidas.
Ela nasceu em 1930 na cidade de Ningbo, na província chinesa de Zhejiang, de onde veio sua ligação com a causa. Durante a guerra entre o Vietnã do Norte, aliado chinês, e Vietnã do Sul, a malária era a principal causa de mortalidade em ambos os países.
Ela dividirá o prêmio com os cientistas William Campbell, 85, irlandês radicado nos EUA, e o japonês Satoshi Omura, 80. Eles receberão a outra metade do prêmio pelas descobertas ligadas a uma nova terapia contra infecções causadas por vermes.