Claudia Sender se formou na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), mas nunca chegou a trabalhar na área de formação, de engenharia química. Por sete anos, trabalhou como consultora na Bain & Company, e saiu de lá para fazer o mestrado em Harvard, com objetivo de ampliar seus horizontes.
Em 2011, ela se tornou vice-presidente comercial da companhia de aviação TAM. Após a fusão com a empresa chilena LAN, Claudia foi responsável por consolidar a empresa como referência na América Latina. Ela é a primeira mulher a controlar uma empresa aérea brasileira.
Quando cursava o 4º ano de Engenharia Química da POLI, Escola Politécnica da USP, foi aprovada em dois projetos de trainee e ficou na dúvida se entrava na área química ou se aceitava uma vaga na consultoria Bain & Company, que estava abrindo escritório no Brasil. “Na época, um amigo meu me disse algo que utilizo até hoje na hora de fazer escolhas: por que não buscar um aprendizado novo? Você terá muitas oportunidades de exercer a química, mas o estágio é um momento de baixo custo para você testar e aprender sobre outras coisas”.
Foi aí que ela ganhou experiência com o mundo corporativo, tendo oportunidade de participar de reuniões estratégicas de diversas empresas no setor de autopeças, bens de consumo até bancário e ela diz que essa experiência foi incrível: “Em menos de dois anos, ganhei a experiência de conhecer empresas, assuntos e muitos executivos. Só teria isso em no mínimo cinco anos e se conseguisse trabalhar em cada uma“, afirma Claudia.
Claudia ainda diz que acredita que um dos segredos do sucesso, é ser curiosa. Ela sempre correu atrás de aprender sobre tudo o que aparecia na sua frente, buscar informações e não se preocupar com um horário fixo de trabalho. Depois de sete anos na Bain, resolveu que era o momento de buscar novos conhecimentos e foi estudar MBA na Harvard Business School. Dessa época, ela destaca o contato com pessoas do mundo todo, um período em que aprendeu a lidar e a conhecer a diversidade cultural e um novo modelo de ensino, que foge da equação professor – aluno e estimula a discussão de estudos de caso. Voltou com vontade de participar mais ativamente de processos e da implementação de projetos corporativos. “Numa consultoria você nunca sabe se as ideias brilhantes funcionaram na prática ou até que ponto você é responsável pelo sucesso de um projeto”, afirmou. Ela também queria gerir equipes maiores e ser líder.
Entrou na área de planejamento estratégico da Whirpool Latin America, onde conseguiu, pela primeira vez, ter uma “visão 360º” de uma grande empresa. E onde também afirma ter aprendido a lição que mais aplica na TAM hoje: “Percebi que tínhamos que trazer a voz do consumidor para dentro para definir o que e como a empresa tem que entregar seus produtos e serviços“. Chegou à vice-presidência de marketing da empresa. Em 2011, mudou-se para a TAM, onde assumiu a vice-presidência comercial e, depois da fusão, a unidade de negócios doméstica Brasil do grupo LATAM. Em 2017, assumiu o cargo de vice-presidente sênior da área de clientes para a LATAM no mundo.
Claro que nem sempre as coisas foram fáceis. Claudia disse que já sofreu com o machismo durante sua trajetória:
“Tive, sim, situações com clientes, quando ainda trabalhava em consultoria. Eles basicamente não me queriam nas reuniões por eu ser mulher. Teve um caso especificamente de um cliente que não queria falar comigo porque eu era mulher e ele achava que eu não ia ter nada para agregar em relação aos outros membros do time, que eram homens. Até o momento em que eu trouxe para ele uma análise, uma solução de um problema que ninguém tinha conseguido trazer antes.”
Para quem quer construir uma carreira de sucesso, Claudia tem algumas dicas, que considera essenciais: “Tenha uma curiosidade infinita. Nós nunca aprendemos o suficiente. Sempre há novas maneiras e metodologias que aparecem. Estude muito, leia e, acima de tudo, tenha a humildade de aprender. Sempre tive a crença de que se a gente acredita que sabe todas as repostas, nossa capacidade de evoluir é limitada. Tente aproximar-se das pessoas que possam contribuir com seu aprendizado. Tenha metas ambiciosas, mas realistas. Já vi coisas mágicas acontecerem por sonhos grandes terem sido estimulados e as equipes se superarem e entregarem aquilo que nem elas mesmo acreditavam. Crie também metas aspiracionais, para motivar o sonho das pessoas de trabalharem todos os dias na empresa. As pessoas não são feitas de números e estatísticas. Faça networking, mas sem ser ansioso. Converse com pessoas em eventos, pergunte sobre o trabalho delas. Mas faça esse networking de modo genuíno sem pressa de conseguir algo. Se for sincero, as pessoas lembrarão de você e novas oportunidades aparecerão. Não se afobe em subir de posição. Quase tomei decisões equivocadas em minha carreira por achar que uma promoção deveria ocorrer dali a cinco minutos; por não ter foco no longo prazo ou por achar que o que os outros diziam para mim era o que eu deveria fazer.”
Um dos grandes planos da Claudia é transformar o mundo de alguma forma, deixar um legado para as próximas gerações e mostrar que é possível realizar coisas incríveis quando você tem curiosidade e vontade de aprender.