Em qual estação você faz mais compras: primavera, verão, outono ou inverno? Você compra mais quando está chovendo ou em dias secos? Quando o dia está ensolarado ou quando está nublado? Quando a umidade do ar está alta ou baixa? E a pressão do ar? Parecem estranhas estas perguntas, não? Afinal o que o clima tem a ver com o comportamento de compra? E será mesmo que há alguma relação?

Bem, de acordo com a ciência há sim uma relação entre o clima e o consumo. Mas não é uma relação direta, ela é mediada por outro fator: o humor. Simplificando tudo, a coisa funciona assim: o clima afeta o nosso humor, que por sua vez afeta o nosso comportamento de compra. Na verdade 40% das avaliações que fazemos sobre o humor, são feitas por combinações de eventos meteorológicos. Quer um exemplo? Dias ensolarados e com baixa umidade estão relacionados com humor positivo.

Ao contrário, dias frios e chuvosos estão relacionados com humor negativo. Isso é bem fácil de perceber. No calor, por exemplo, quando o céu está aberto e o sol brilhando, as pessoas ficam mais alegres, mais expansivas, saem mais de casa, tendem a se comunicar mais umas com as outras, e gastam mais!  As pesquisas indicam que fatores climáticos como temperatura, pressão atmosférica, luz solar e umidade influenciam as vendas no varejo, pois afetam o modo como as pessoas se sentem e sua disposição para comprar.

Entendeu agora porque muitas vezes, nos dias que você está “pra baixo”, você até quer fazer umas comprinhas para “melhorar o astral” mas não consegue? Às vezes você até consegue vencer o frio, a chuva e o desânimo e ir ao shopping, mas quando chega lá, não encontra nada que lhe agrada. E “surpreendentemente” no dia seguinte você volta e encontra um monte de coisas.

Portanto, confira a previsão do tempo e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *