A bolsa da Université de Franche-Comté é destinada aos estudantes da América Latina. Os brasileiros interessados têm até o dia 31 de janeiro para enviar seus dossiês.
A Université de Fanche-Comté lançou o seu edital de candidatura para as bolsas de estudos Victor Hugo. Os estudantes têm até o dia 31 de janeiro de 2018 para enviar seus dossiês.
A bolsa é para estudantes da América Latina (América Central, América do Sul e Caribe) de línguas portuguesa e espanhola e do Haiti que desejam estudar em uma das mais antigas universidades francesas: a Université de Franche-Comté, criada em 1423 pelo duque de Borgonha.
Localizada próxima à fronteira com a Suíça, a UFC tem seu principal campus na cidade de Besançon, mas também está presente em mais 4 cidades da região. Com um enfoque pluridisciplinar, a universidade possui cursos que vão além de todos os grandes domínios acadêmicos.
A duração da bolsa é de um ano, entre julho de 2018 e junho de 2019, e é destinada a determinados programas de mestrado ou doutorado. Foram disponibilizados mais de 30 programas diferentes para o nível Master, com opções nas áreas de humanas, exatas e biológicas.
Os benefícios incluem: as taxas de inscrição da universidade, um quarto individual na residência universitária, duas refeições por dia no restaurante universitário, a assinatura do serviço de internet durante 12 meses e também um curso intensivo de francês durante dois meses (julho e agosto) no CLA – Centre de Linguistique Appliquée de l’Université de Franche-Comté.
Os critérios para candidatura são:
- Ter nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola ou portuguesa ou do Haiti.
- Morar em um destes países no momento da candidatura.
- Ter menos de 35 anos para o master (para o doutorado não há limite de idade).
O anúncio dos resultados será divulgado em abril. É possível encontrar mais informações sobre a bolsa e o formulário de candidatura no site da universidade.
Outras oportunidades
As candidaturas para segundo e terceiro ano da graduação ou para mestrado em universidades francesas vão até o dia 28 de fevereiro. A França conta com um grande número de universidades públicas que cobram apenas taxas anuais, entre 200 e 400 euros, que estão entre as menores da Europa.
Além disso, existem mais de 200 programas de bolsa para os quais os brasileiros podem se candidatar. Neste catálogo, é possível pesquisar as bolsas disponíveis por nível e área de estudos.