Você já parou para pensar quantas vezes frutas, legumes e verduras entram na sua alimentação diária?!
Se sua soma não passar de 5, melhor fazer um esforço para atingir essa meta! Essa quantidade, segundo diversos estudos, protegem o coração, melhoram o trânsito intestinal, diminuem a incidência de câncer, previnem a obesidade, além de suprir as necessidades nutricionais diárias de vitaminas, minerais e fibras.
Essa quantidade de porções, que equivalem a 400 gramas, segue as diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) e serviu de inspiração para o “5 a day” um programa criado no Estados Unidos, pelo Departamento de Serviços em Saúde da Califórnia em parceria com o National Cancer Institute. Hoje é adotado em mais de 40 países e no Brasil foi batizado como “5 ao dia”.
Bom, então vamos entender um pouco mais como podemos incluir todas essas porções de FLV (frutas, legumes e verduras) no dia.
Vale lembrar que batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame, estão fora dessa lista, pois são considerados tubérculos e fazem parte do grupo de carboidratos. A forma de preparo também conta bastante, nada de consumir verduras regadas de muito óleo, empanadas e ao bacon! Vale legumes e verduras refogadas e cozidas no vapor, se forem consumidas cruas, melhor ainda, assim mantemos as fibras do alimento. Em saladas, apenas fique atenta aos temperos, nada de usar os prontos.
Legumes e verduras enlatadas e congeladas, também não entram no “5 ao dia”, já as frutas, melhor consumir as frescas, mas também são indicadas as secas, como damasco, ameixa, uva, entre outras.
Então o quanto seria 1 porção de FLV?
Frutas: 1 porção equivale a 1 unidade de tamanho médio (laranja, maçã, goiaba, banana) ou de 10 a 15 unidades para as pequenas(uva, jabuticaba, morango, cereja)
Sucos: 1 copo de requeijão aproximadamente 200ml
Legumes e Verduras: 4 colheres de sopa de vegetal cozido ou picado ou 1 prato de sobremesa de folhas cruas.
Então, não deixe de incluir FLV no seu cardápio diário:
-Frutas no café da manhã
-Suco no lanche da manhã
-Saladas no almoço
-Frutas no lanche da tarde
-Legumes crus no jantar
Cuide de sua alimentação, afinal, você é o que come!