Na mês passado, o Plano Feminino esteve no TEDxSãoPaulo como apoiador oficial. Foi um dia de aprendizado, inspiração, emoção, e, em alguns momentos, de algumas lágrimas. Ouvir histórias de mulheres que venceram medos, doença; que lutam contra racismo e preconceito; que dia-a-dia trabalham para que as mulheres estejam cada vez mais empoderadas, e que colocaram e colocam seus Planos em ação foi realmente maravilhoso!
Fizemos toda a cobertura do evento via Twitter no @planofeminino. Não perca nossas coberturas especiais!
Eu estive lá com a Vivi e com a Passa, colaborando na cobertura. E elas pediram para eu ir porque sabem o quanto eu sou apaixonada pelo TED. Eu sempre usei TED talks em aula, sou uma fã declarada mesmo. E, muitas vezes, consigo fazer com que meus alunos gostem da ideia de assistir vídeos por conta própria. Isso é incrível porque eles aprendem sobre algum assunto que os interessa, e, de quebra, praticam o inglês. Assistir um vídeo em aula, com um professor, é diferente de assistir sozinho. Em aula há exercícios, discussão, enfim, atividades em torno daquele assunto. Em casa fica difícil.
Já ouvi pessoas dizendo que assistem um monte de vídeos, seriados e filmes, com legenda em inglês, e não acham que aprendem nada de novo. Isso acontece porque assistir por prazer é diferente de assistir para estudar. “Mas Camila, como assistir para estudar?”
Não se desespere, miga, estou aqui para lhe ajudar. Segura na minha mão, aperte o play e vamos nessa.
– Pense nos vídeos como um auto-desafio e vá dificultando para você mesmo cada vez mais. Mantenha isso em mente!
– Só pause o vídeo para procurar o significado daquela palavra se sentir que não sabê-la compromete toda a compreensão. Caso contrário, embarque no maravilhoso bonde chamado Contexto. Numa viagem, numa reunião, você não vai poder parar para procurar uma palavra no dicionário. Por isso, treinar-se para compreender pelo contexto é essencial.
– Se você ainda é iniciante, procure por vídeos curtinhos, de até 5 minutos. Assim não ficará cansativo. Alunos iniciantes podem começar assistindo o vídeo com legenda em português, mas prestando bastante atenção no som das palavras. Não foque apenas na legenda! Outra coisa a se fazer é tentar entender e identificar algumas palavras que se repetem.
Alunos com mais conhecimento podem assistir com a legenda em inglês e anotar expressões desconhecidas. Depois de assistir ao vídeo, procure pelo significado delas. Procure dicionários em inglês, leia os exemplos que eles sempre trazem: lembre-se que contexto é o seu maior amigo. Acostume-se a usar dicionários como o Oxford Dictionaries ou o The Free Dictionary – o Google Tradutor é para emergências apenas, e estudar por conta própria não é emergência.
Alunos mais avançados podem assistir sem legenda alguma, mas também prestando atenção a novas palavras e expressões. Sempre preste atenção ao sotaque, entonação. Acha que o speaker usou uma gíria ou expressão mais informal? Procure pelo significado dela no urbandictionary.com. Tente entender as piadas (TED talks sempre têm humor), tente rir com a plateia, e aproveitar o vídeo.
Uma outra sugestão é assistir com alguma amiga ou amigo que também queira melhorar seu nível de inglês, e fazer os exercícios propostos pelo TED-Ed. Ali você encontra vídeos educativos, não propriamente talks, mas que já têm exercícios e tópicos que podem ser discutidos. Não tem como corrigir, mas se tiver mais alguém fica mais fácil discutir.
A união faz a força!
O importante é relaxar e aproveitar o vídeo, mas usando essas dicas que eu dei. Desafie-se, mas sem se cobrar demais, sem achar que tem que entender 100% de tudo. Aprender algo novo pode ser algo divertido, e inglês não é diferente disso! Escolha um tema que lhe agrade e HAVE FUN!
Fica a dica de um TED Talk sobre astronomia – por uma mulher 🙂