Até pouco tempo, “sororidade” era uma palavra que não constava no dicionário. Poucas pessoas falavam sobre isso ou sabiam o significado. Mas com a evolução do movimento feminino e o empoderamento entre as mulheres, o termo e, claro, a ação foram se popularizando.
Sororidade é “colar junto”, a famosa irmandade. Este é o oposto da rivalidade feminina, união entre mulheres, um vínculo de força, companheirismo e empatia.
Para falar de feminismo precisamos citar sororidade, já que sem essa ideia de irmandade o movimento não teria ganhado tanta visibilidade e força como nos dias atuais! É aquela famosa história “uma sobe e puxa a outra”, visando combater o mito que as mulheres precisam competir para crescer – ninguém é degrau de ninguém, mas podemos ser apoio de muitas!
Mas tenha cuidado para que, ao aplicar o conceito na sua vida, lembrar que a importância de nos apoiarmos deve vir acompanhada de cuidado e atenção, uma via de mão dupla. Seus sentimentos são válidos e você também precisa pensar em si, mas tendo empatia pelo próximo, em situações que não se sentir confortável, saber dizer não também é importante.
E quem vem colocando o termo em prática há alguns anos é a Hershey’s, afinal, tá no próprio nome: HER (dela) SHE (ela). E, assim, foi criada a plataforma de empoderamento feminino HerForShe, que realiza workshops de capacitação/educação/inspiração para mulheres, patrocinam eventos que dão voz às mulheres e geram ações de sororidade entre consumidoras e influenciadoras para que mulheres apoiem outras mulheres, uma barra por vez.
Além disso, as embalagens da marca se tornam telas para dar visibilidade ao trabalho de artistas brasileiras. Este ano, seis mulheres expressaram o conceito de sororidade por meio das suas artes – ilustrações, grafitti, música e foto. Juntas, elas convidam todas as mulheres a dividirem a barra, aquele momento difícil, sabe? Fazendo com que a irmandade feminina seja uma corrente de transformação pessoal e de toda a sociedade!
Quer saber mais? Acesse a plataforma HerShe.