Já que a corrida é um dos esportes mais praticados, você calçou o tênis, foi para o parque mais próximo, começou a correr e já se sente o Tom Hanks, no filme “Forrest Gump”. Seu cérebro começa a liberar endorfina, um neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar e euforia que só quem corre conhece.
E um belo dia, vem a chuva, o frio e você recorre a uma esteira, para não deixar sua prática de lado. Depois de experimentar as duas formas de corrida, perceber que são diferentes e vem a dúvida: Porque a diferença e qual a melhor?
Correr na esteira
Como é o chão que se move, você se ve obrigada, às vezes, a dar mais passadas para acompanhar o ritimo, isso pode gerar um desgaste maior. E a monotonia de correr no mesmo local e sem variação de paisagem pode ser um fator que afaste certas pessoas desta opção. Porém as esteiras têm um sistema que absorve até 10% do seu peso corporal e te impulsiona para frente e para cima, o que deixa a corrida mais fácil e reduz de forma significante o impacto nas articulações. Controlar o ritmo, a velocidade e a distância também fica fácil. Por esses motivos é uma boa opção para iniciantes, mais não deve ser a única escolha, pois se como você fará menos força por causa do tipo de solo e falta de vento, vai gastar menos calorias!
Correr na rua
O que aparece de desvantagem na esteira, é vantagem na corrida ao ar livre, você pode controlar seu percurso e paissagem, ritmo e velocidade, sem ter que controlar nenhum painel. Gasta-se mais energia ao correr na rua pois é voce que se desloca á frente, exigindo mais dos seus músculos, principalmente de coxas e panturrilhas. Porém todo cuidado é necessário, porque o controle do ritmo é mais dificil e os tipos de solo podem ser irregulares e oferecer riscos de lesão.
Existem sim, prós e contras relacionadas as duas formas de correr e o ideal é sempre o equilibrio, então balancear as duas seria ideal. Para os iniciantes, é bom optar pelo equilibrio e estabilidade da esteira e buscar condicionamento, além de ser muito mais fácil corrigir postura e movimentos, quando se tem um espelho.
Aos poucos acrescente a prática na rua, e o mais importante, sinta como seu corpo responde, cada pessoa é única e pode ou não se adaptar e gostar de determinado estilo de corrida. Respeite seu corpo e tenha sempre orientação de profissionais.