Sabemos que o número de mulheres em cargos de liderança ainda é pequeno. Em pesquisa deste ano feita pela International Business Report (IBR) – Women in Business, realizada pela Grant Thornton com mais de 4.995 empresas em 35 países, mostra que 24% mas mulheres ocupam cargos de liderança no mundo.

No Brasil, o percentual é um pouco maior: 29%. Ainda falta um longo caminho, mas estamos fazendo acontecer em áreas que antes eram dominadas por homens, como a indústria de automóveis, por exemplo.

A General Motors é um exemplo disso. A maior montadora do mundo foi criada em 1908 e possui hoje mais de 250 mil funcionários. E, pela primeira vez na história, terá uma mulher como Diretora Financeira (CFO).

O nome escolhido para um espaço tão importante da companhia é Dhivya Suryadevara, que é vice-presidente de finanças da empresa e irá que substituir o CFO Chuck Stevens, que deve se aposentar no início de 2019. Sendo assim, Dhivya assumirá o cargo já em setembro deste ano.

Nascida na Índia, Dhivya se formou em Harvard e está há 14 anos na General Motors, e ela é um exemplo de como as empresas têm procurado olhar para a diversidade e enxergar que apostar nisso, é um grande benefício que pode trazer resultados muito positivos pra todos.

 

 

A GM já possui outra mulher poderosa em seu time de liderança. Em 2013, Mary Barra foi nomeada CEO, diretora-executiva, e foi a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da empresa. É a ela que Dhivya vai se reportar diretamente a partir de agora.

Agora, a General Motors é a segunda empresa na lista de 500 maiores corporações do mundo da Fortune que possui mulheres nos cargos de CEO e CFO. Em primeiro lugar está a fabricante de chocolates Hershey’s.

Só pra ter uma ideia da importância dessas mudanças estarem acontecendo, em 2008 havia 42 mulheres na lista das 500 da Fortune, e neste ano já alcançou um total de 64 com a nova posição de Dhivya.

Já entre as CEOs subimos de 12 diretoras-executivas em 2008 para um total de 24 agora. O dobro!

Claro que devemos considerar que somos 24 em um universo de 500 CEOs, o que significa que ainda existem 476 homens à nossa frente. Há muito ainda pra mudar, mas estamos na era das mulheres e estamos ocupando espaços. Nem tentem nos segurar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *