Magda Kiehl é mulher, esposa, mãe e já sonhou em ser diplomata, uma mulher cheia de Planos. É bacharel em Letras e Direito e iniciou sua carreira como estagiária na Accor, passando depois por uma multinacional americana do setor te tecnologia, a GTech, até receber o convite para retornar ao grupo Accor, onde pôde colocar seus Planos em ação.

Hoje é VP de área jurídica e riscos da rede AccorHotels América do Sul e também diretora da WAAG na América do Sul, projeto que luta pela igualdade de gênero e na expansão de mulheres em cargos de liderança.

 

Plano: Como você vê a maternidade e lida com agendas executivas e familiares?

Magda: Sou casada e mãe de um filho de 15 anos. É muito importante conciliar o trabalho e a vida familiar. Tento sempre gerenciar minha agenda para acompanhar as reuniões de escola. Regularmente faço questão de acordar cedo, tomar o café com meu filho e levá-lo à escola todos os dias – é um momento que tenho diariamente com ele para conversar, fazer planos para o fim de semana etc. E na sequência venho direto para o trabalho onde tenho uma agenda cheia de compromissos.

Plano: Já lidou com machismo no mundo corporativo? Como agiu?

Magda: Já presenciei comentários com viés machistas no ambiente de trabalho, mas normalmente em um tom divertido, como uma piada, mas não com uma tonalidade pejorativa ou de agressão. Dentro da companhia o nosso programa WAAG tem despertado em homens e mulheres uma grande força de mudança para estimular que mais mulheres passem a crescer e se desenvolver profissionalmente aqui dentro.

Plano: Já presenciou situações que mesmo não sendo com você a incomodou? 

Magda: Sim, alguns questionamentos sobre a contratação de mulheres, tendo em vista que elas poderiam engravidar no futuro.

Plano: Qual a importância da igualdade de gênero e empoderamento feminino no mundo corporativo?

Magda: Muito se tem discutido sobre o empoderamento das mulheres nos últimos tempos, mas em função da importância do tema, essa discussão deveria ser ainda mais ampla, para que os resultados sejam acelerados. O movimento de empoderamento feminino é uma consequência das conquistas que as mulheres vêm alcançando nos últimos anos, mas está longe de ser um movimento natural, pois se não for estimulado e incentivado em seus diversos fronts de atuação, não atingirá os objetivos que almejamos. E, claramente, também precisamos do apoio dos homens para que eles entendam a importância e necessidade da igualdade gêneros para mostrar que todos os lados podem ganhar muito com isso. As equipes mistas dentro das empresas são consideradas as melhores.

Plano: Conte sobre o WAGG e os desafios desta iniciativa.

Magda: O WAAG – Women at Accor Generation é o primeiro programa implementado mundialmente por uma empresa do segmento de hotelaria com foco em melhorar a presença das mulheres em igualdade na organização e expandir o número de profissionais do sexo feminino em cargos de liderança. Ele foi criado em 2012 e incentiva a cultura da diversidade em todos os níveis, especialmente nos cargos mais estratégicos dentro da organização.

O projeto responde às necessidades de suporte e troca de experiências e oferece às colaboradoras uma série de ações, como mentoring, plataforma “Gender Market Research” – destinada a atender às necessidades das hóspedes, patrocínio de ações esportivas, realização de fóruns, workshops e roadshows internos, ações em datas comemorativas, entre outras iniciativas.

Para acompanhar o ritmo de expansão da companhia na América do Sul, o Grupo empregará novos colaboradores e a meta de ampliar a quantidade de mulheres em cargos gerenciais faz parte desta estratégia. A expectativa é atingir 50% de mulheres nestas posições estratégicas até 2017.

Plano: Qual o percentual de mulheres líderes nas operações do Brasil? 

Magda: Desde a sua criação, o programa tem atingido bons resultados. Em nível de gerência, a AccorHotels já apresenta um crescimento exponencial, principalmente na região da América do Sul. Atualmente, de 91 cargos estratégicos divididos entre presidência de comitê, diretorias e gerências, 38 são ocupados por mulheres, o que representa 42%.

No início de 2016, o CEO da AccorHotels, Patrick Mendes fez reformulações no Comitê de Direção, ampliando de 1 para 03 mulheres participantes no Comitê de Direção, principal grupo de discussão dos negócios e estratégias da companhia.

Plano: Como você vê sua forma de gestão e como incentiva a igualdade de gênero na rotina com seu time?

Magda: Acredito que o principal é inspirar e mostrar a estas mulheres, independentemente do cargo em que estão, que é possível sempre planejar e estruturar o crescimento profissional e individual. Tento mostrar que a maturidade e a busca por uma carreira que faça esta profissional realizada são tópicos que sempre são discutidos e desta forma podemos traçar de maneira customizada um plano de carreira para cada colaboradora da minha equipe ou dos demais times da companhia.

Plano: Quais os planos da profissional e mulher para os próximos anos?

Magda: Tenho um desafio novo pela frente que é construir e desenvolver um amplo programa de Compliance para dentro da empresa. Além disso, estudar sempre foi algo que gostei. Tenho dois bacharéis na carreira, Letras e Direito. Depois fiz mestrados em direito e uma especialização em direito societário. Em 2016, voltarei a estudar. Cursarei o MBA Executivo da FIA para angariar novos conhecimentos em marketing, gestão de pessoas, finanças etc. E continuarei a trabalhar a questão do empoderamento feminino para contribuir ainda mais para sociedade, e claro para a empresa que abraçou esta causa.

Plano: O que uma líder precisa ter?

Magda: O compromisso de incentivar e promover a sua equipe e todos os que estão ao seu redor. Motivar, inspirar e reconhecer cada profissional é fundamental para desenvolver profissionais bem sucedidos. A análise da sua própria autogestão é importante também. Reconhecer a sua performance e dar sempre o melhor exemplo.

Plano: Qual um dos destaques do projeto na sua opinião? 

Maga: Temos outra iniciativa que tem contribuído internamente para a questão do empoderamento feminino e pelo desenvolvimento do WAAG, que é a recente parceria fechada pela AccorHotels com o movimento de solidariedade HeForShe, da ONU Mulheres, iniciativa que tem movimentado o setor empresarial.

O principal objetivo desta união é assegurar que as ações em matéria de igualdade de gênero não sejam apenas realizadas por mulheres, mas também por homens. Na prática, a equipe de RH e as colaboradoras da rede AccorHotels trabalharão, nos próximos meses, em conjunto com a ONU Mulheres, para alcançar os objetivos do programa, entre eles, trabalhar para a paridade de remuneração e representação das mulheres, de modo a que, em âmbito mundial, 35% de gerentes gerais sejam mulheres até 2017 e seja duplicado o número de mulheres no o cargo de “Diretora de Operações”; defender o envolvimento masculino, com a proposta de engajar 50 mil colaboradores homens no movimento e aprofundar nosso conhecimento em envolver o “colaborador ideal” e a transformação da indústria da hospitalidade.

Além disso, temos parcerias com o PWN e o Consulado da Mulher na qualidade de apoiadores. E estamos buscando sempre novas parcerias.

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