Anna Paula Provedel e Paola Vigorito, fundadoras do Tostex®, são mulheres que decidiram sair da vida corporativa para abrir o próprio negócio. Quem nunca teve esta ideia? Mas muitas vezes a gente recua, né? No caso das duas, avançaram e foi a melhor alternativa.
“Tudo começou quando fomos para Bahia no ano 2000, para mudar nosso estilo de vida. Como gostávamos e fazíamos muito sanduíches tostados em nossas viagens ao litoral norte de São Paulo, pensamos ser uma boa opção e negócio e decidimos registrar a marca Tostex®. Abrimos a primeira lanchonete em Trancoso, no sul da Bahia. Um lugar charmoso, tranquilo e com grande potencial turístico. Iniciamos nossa vida empreendedora aos 20 anos e desde então aprendemos a lidar com os desafios do dia a dia e percalços que surgem no caminho. Os obstáculos aparecem e fazem parte deste mundo, o importante é não se desesperar e ter clareza para fazer as escolhas”. Anna Paula Provedel , uma das fundadora do Tostex®.
Sócias há mais de 20 anos e ambas com o gênio forte, elas dizem ter conflitos, mas aprenderam a resolver tudo dentro do ambiente de trabalho.Paola Vigorito diz: “Acredito que este é o segredo para nossa parceria ser duradora. A Andrea, nossa outra sócia, chegou depois, e nossos conflitos são tratados desta mesma maneira, saindo do escritório nada muda na relação entre nós três”.
Desde o começo as fundadoras acreditavam no potencial da marca, porém só começaram a enxergar um norte neste sonho quando Andrea Mendonça entrou na sociedade. Ela construiu o conceito para que a marca Tostex®, virasse uma rede de franquias e, posteriormente, apresentou ao Giraffas, que gostou do plano de negócios e comprou a ideia em 2011. Hoje a marca Tostex faz parte da multinacional Giraffas.
Em 2013, Tostex®, consolidou seu negócio no sistema de franquias e iniciou 2014 com três unidades em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim, GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo e sua primeira unidade de rua, em Higienópolis. Para esse ano, o Tostex® pretende atingir a marca de 12 restaurantes – espalhados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e também no Nordeste. A rede pretende fechar o ano com um faturamento de mais de R$ 8 milhões.
A história destas mulheres mostra a força de uma ideia e a importância de unir talentos para criar força em um negócio que pode ser promissor. Ter uma sociedade é sempre muito desafiador, pois, se tratam de cabeças e estilos diferentes de lidar com processos, mas saber explorar estas diferenças pode render resultados incríveis. Tem uma boa ideia? Faça um plano de negócios e apresente ao mercado. Quem sabe uma multinacional esteja procurando exatamente este modelo de negócio para investir?
Boa sorte!