Em livro de ficção, a autora Naomi Alderman, mostra como seria o mundo dominado por mulheres

O que aconteceria em uma sociedade convencional se os papéis dos homens e das mulheres fossem invertidos e elas se tornassem as agressoras? O livro O poder apresenta uma narrativa impactante e provocadora sobre o empoderamento feminino. Eleito um dos 10 melhores de 2017 pelo The New York Times, tambémaparece na lista dos melhores do ano divulgada pelo ex-presidente americano Barack Obama.

A obra, que fez da autora Naomi Alderman vencedora do Baileys, um dos mais aclamados prêmios literários do Planeta, se passa em um futuro próximo no qual as mulheres descobrem que seus corpos são capazes de produzir poderes de eletrocutar outras pessoas até a morte. De repente, a estrutura da civilização é abalada e os homens se dão conta de que não estão mais no controle.

 

 

O poder é na verdade um romance histórico escrito pelo personagem Neil Adam Armon, na tentativa de explicar a formação da sociedade em que vivem naquele momento, na qual as mulheres, cansadas após séculos de abuso, passam a deter o poder por meio da força. O livro começa com uma troca de e-mails entre Neil e Naomi Alderman, na qual ele apresenta a obra à editora e pede um parecer. “Ansiosa para ler o livro! Acho que vou gostar desse ‘mundo governado por homens’ de que você tanto tem falado. Certamente um mundo mais gentil, mais atencioso e — será que ouso dizer? — mais sexy do que este em que vivemos”, ela responde. A obra então especula uma realidade futura, por meio de uma romantização do passado, que representa o inverso do que vivemos nos dias atuais.

 

 

A partir daí, o leitor acompanha a vida de quatro personagens: Roxy, uma adolescente britânica filha de um grande mafioso; Allie, uma jovem norte-americana que vive com uma família adotiva abusiva; Margot, prefeita de uma cidade estadunidense divorciada com duas filhas menores; e Tunde, um rapaz nigeriano que almeja uma carreira no jornalismo. O livro percorre esses e outros personagens ao longo de um período de 10 anos, que parece se iniciar nos dias atuais, e durante o qual se desenrolam rapidamente mudanças sociais drásticas em todo o mundo.

Fica aí a dica pro fim de semana de um livro no mínimo curioso sobre essa história de mundo dominado por mulheres. Já leu o livro? Conta pra gente o que achou nos comentários.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.