A hashtag #BellyButtonChallenge, uma brincadeira sobre tocar o próprio umbigo depois de contornar as costas com o braço, virou uma febre na última semana.
Porém, algumas instituições e ativistas começaram uma contra-campanha, pois entendem que a brincadeira, mais uma vez, coloca pressão nas mulheres quanto a sua imagem corporal.
Com isso, a tendência foi substituida por um movimento com uma mensagem muito mais positiva: #BoobsOverBellyButtons.
É uma nova campanha criada pela marca de lingerie Curvy Kate em parceria com a instituição de câncer de mama CoppaFeel!.
Em seu site, a Curvy Kate explica a ideia por trás do movimento: “Há muito mais coisas importantes para ver em seu corpo do que se seus braços são flexíveis o suficiente para atingir todo o caminho em torno de seu próprio torso. Queremos incentivar você a tocar seu seios e se prevenir ao invés de fazer estas manifestações prejudiciais.”
“É triste que ser capaz de fazer o Desafio Umbigo é visto como uma espécie de conquista. Parece que a mídia social tem uma tendência a empurrar mulheres aos extremos, muitas vezes para um objetivo que não é simplesmente possível para elas”, disse a ativista Leyah Shank em entrevista ao HuffPost Reino Unido Lifestyle.
Fique agora com algumas imagens dos dois desafios para entender melhor todo esse burburinho:
#BellyButtonChallenge