Você sabia que as mulheres são mais predisponentes do que os homens a desenvolverem rouquidão devido a lesões nas pregas vocais? Essas lesões não são causadas porque as mulheres falam mais, mas porque as pregas vocais femininas vibram muito mais vezes por segundo do que as masculinas, devido à frequência mais aguda.
Por exemplo, uma voz feminina vibra em média 240 vezes por segundo, enquanto a masculina, 110 vezes, além disso, a configuração anatômica da mulher é mais arredondada a nível laríngeo, por isso homens têm "pomo de adão" e mulheres não. Todavia, essa configuração favorece o desenvolvimento de lesões, como nódulos vocais, mais conhecidos como “calos na voz”.
Por isso, tenha um plano! Cuide bem da sua voz, afinal, voz agradável é voz saudável. Qualquer rouquidão que dure mais de cinco dias deve ser investigada. Rouquidão nunca é indicativo de normalidade. Pode estar associada a abuso vocal, fadiga, lesões ou infecções. Procure um especialista assim que observar uma rouquidão persistente.
O melhor plano para evitar que sua voz desapareça ou se canse é cuidar bem dela, evitando abusos vocais, como falar por muito tempo, falar alto demais, gritar e pigarrear/tossir constantemente, pois prejudicam as pregas vocais.
Procure beber muita água durante o dia, principalmente quando estiver em ambiente com ar-condicionado. Um dia antes de se apresentar para uma entrevista ou ministrar aquela apresentação importante deve ser realizado repouso vocal. As pregas vocais são músculos como qualquer outro, e também sofrem fadiga, por isso descanse antes e depois.
Evite ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diuréticos, uma vez que ressecam as mucosas do trato vocal. Sugiro ainda muita água, sempre! Evite ingerir alimentos pesados ou com excesso de condimentos por causarem azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas para o trato vocal, causando rouquidão.
A maçã e o salsão são recomendados, pois são adstringentes, deixando a saliva mais fininha. Já os derivados do leite e chocolate engrossam a saliva, dificultando a articulação das palavras e a vibração das pregas vocais. Cantar é um ótimo exercício para a voz, mas é preciso ter preparo e técnicas vocais adequadas, caso contrário podem surgir sérios distúrbios da voz.
Então, antes de cantarolar no banheiro ou profissionalmente, procure um repertório que não exija esforço da sua voz e faça acompanhamento com um profissional.
Lembre-se que sua saúde vocal é importante. A voz pede a palavra e fala por você. É muito importante que, antes de uma apresentação, discurso, entrevista ou qualquer atividade que exija sua expressão vocal, é necessário que você esteja com a voz bem preparada e bem cuidada. Assim você evita futuras alterações vocais por mau uso ou abuso vocal.
Tenha sempre este plano: cuidar bem da sua voz.
tenho calo nas cordas vocais sei que meu caso so mesmo cirurgia mas teria algum tratamento com remedios para me melhorar ate eu poder fazer esta cirurgia, tem dias que a minha voz nem sai