O Natal era a data mais comemorada em casa. O mês de dezembro era um marco nos preparativos e cebelebrações. Luzes na árvore do quintal, um pequeno pinheiro na mesa da sala, comidas deliciosas e a sobremesa mas típica na mesa brasileira: “É pavê ou pacumê?”.
Uma volta no centro da cidade bastava, para eu ficar deslumbrada com a decoração, as luzes e achar um papai noel que eu acreditasse que me traria mesmo um presente. Minha mãe sempre muito pragmática com nossa realidade, alertava que o “papai noel” não poderia trazer uma bicicleta ou uma boneca, mas poderia trazer uma muda de roupa nova pra passar o ano novo. Ok mãe, hoje eu entendo.
A gente cresce e aprende que natal é isso: luzes, papai noel e ~comida~. Lembro de um amigo da escola que não comemorava natal e que na casa dele não tinha luzes ou pinheiros decorados. Aquilo ficou na minha cabeça e então pedi explicações para minha mãe…
Existem religiões que não têm em seu calendário essa data. O Natal não é celebrado por budistas, muçulmanos e judeus, por exemplo, e crianças que seguem estas religiões aqui no Brasil, um país predominantemente cristão, podem ter dificuldades em lidar com a situação – o que é comum. Quando se tem 6 anos e seus amigos de escola estão alvoroçados esperando a chegada do Papai Noel, não é muito fácil entender por que na sua casa ninguém montou ainda a árvore de Natal.

Mas uma coisa minha mãe sempre dizia: é fim de ano. Época de reflexão, de colocar 2011 na balança e pensar o que pode ser melhor em 2012, as experiências que passaram alegraram e machucaram, mas que não deixam de ser experiências. E o dicionário dá uma explicação fantástica do que é experiência: “Conhecimento adquirido graças aos dados fornecidos pela própria vida.” pois é, nossa vida é formada de um montão delas.
É tempo de agradecer: a Deus, à família, aos amigos, colega de trabalho, pelos aprendizados e por todas as experiências que agregaram nossas vidas esse ano.

Na Polônia, por exemplo, a família reúne-se em volta da mesa na noite do dia 24 de dezembro, e fazem o  “Oplatek’’. Um momento de aproximação das pessoas, de reconciliação, de perdão.

Pode ter sido um ano fantástico pra você, ou um ano que você definitivamente gostaria de esquecer. São suas experiências, que formam seu caráter e que lá na frente você vai dizer “Valeu a pena”.

Feliz Natal! Feliz Chanuká!  Boas festas e um feliz ano novo!
Que você faça seus plano acontecerem em 2012 =)

Mande seus planos no Twitter com a hashtag #Planos2012. Vamos publicá-las para espalhar boas energias e ótimos planos para o ano novo! =)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *