A Fernanda Bogoni é uma amiga de velhos tempos. Nos conhecemos quando ainda atuávamos como executivas no mercado. Logo  descobrimos que tínhamos algo em comum: a vontade de empreender. Além da loucura, é claro – mas isso é papo de boteco. Mas é incrível quando a gente encontra alguém que sabe do que a gente tá falando. Que tem sonhos parecidos. Dá uma espécie de motivação maior pra gente acreditar e ir atrás. E foi assim. Na mesma época em que resolvi criar a agência de conteúdo e o Plano Feminino, a Fê também pediu as contas em sua empresa e arregaçou as mangas para fazer acontecer.  Ela montou sua agência em Curitiba e hoje somos parceiras de negócios. Trocamos ideias, choramos e damos boas gargalhadas juntas.  Descobrimos que empreender é ralação e paixão- não necessariamente nesta ordem. Crescemos.

Ela escreveu para o #365empreendedoras um texto que diz muito do que é empreender. A máxima da brincadeira toda é:  Bota um sorriso no rosto e arregaça as mangas e faz acontecer! Enjoy 😉

fernanda-bogoni-contexto
Fernanda Bogoni – Publicitária, mãe de cachorro e empreendedora de planos mirabolantes.

Gabrielle Coco Chanel, Carmem Miranda, Edith Piaf, Eva Perón, Diana Spencer, Margaret Thatcher, Jacqueline Kennedy Onassis, Hillary Clinton, Gisele Bündchen, Melinda Gates, Madonna, Viviane Duarte, Mulher Moranguinho, Valdirene e por aí vai. Todos os dias, desde Cleópatra e Ana Bolena, vemos mulheres empreendendo feitos. Cada uma à sua maneira, com seu jeito próprio. Independentemente se concordamos ou não com a marca de cada uma, o fato é que nós, mulheres, todas, aguentamos o tranco. Eu resolvi empreender exatamente dessa forma: com meu jeito de ser. Muitas vezes rígida demais, e por outro lado me divertindo sempre naquilo que faço. Se rir na vida pessoal é o melhor remédio, também rir em âmbito profissional é a melhor forma de vencer as dificuldades. E quando não dá pra rir, dá pra sorrir.

Em meus planos, a Contexto – minha empresa de conteúdo – surgiu logo que iniciei minha pós-graduação, em 2005. Mas só se tornou realidade em 2010, quando finalmente tomei coragem de sair das agências de propaganda e ter meu próprio negócio. Logo no começo, tive uma sócia que achava que ser empresária era estar por cima, apenas observando.  Mas a grande verdade é que empreender significa estar na base, começar por baixo, com humildade e esforço. Como diz aquele velho ditado, o único lugar onde o dinheiro vem antes do trabalho é no dicionário.

Eu acredito piamente que um dos “esforços” que temos que fazer diariamente é sorrir para tudo e para todos, mesmo em momentos ruins. Não que sorrir seja um esforço, sorrisos francos são ótimos e atraem as pessoas pra perto da gente. No entanto, nem sempre é fácil, nem todos os dias são azuis, nem todos os clientes são gentis, nem todas as pessoas são transparentes – infelizmente. Não importa o que aconteça, a pauta continua, e que bom, porque se ela parar é que tudo para. Empreender significa ir o tempo todo atrás para que nunca falte trabalho, e se tiver trabalho, nunca falte energia, e se tiver energia sobrando e muito lero-lero, nunca falte seriedade.

Sem cair no clichê, quero dizer que acredito que empreender seja uma coisa muito natural mesmo para as mulheres, quase inerente à condição feminina de fazer algo dar certo. Empreendemos nossa vida desde pequenas, administrando hormônios, relacionamentos, preocupações, depilações, promoções e tudo mais que a vida diária nos impõe. Abrir ou não um negócio é apenas uma questão de escolha. Tenho certeza de que absolutamente todas as mulheres que eu conheço seriam capazes de empreender. Sem pose, sem salto-alto, apenas com muita garra e um sorrisão no rosto.

1 thoughts on “Ela tem um Plano: Fernanda Bogoni

  1. Tange says:

    A Fer é uma querida, além de uma grande profissional. Não tem a quem ela não encante com o sorrisão, sempre estampado no rosto. Parabéns pelo sucesso, merecido. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *