Flavia Gamonar é formada em Letras, escritora, tem uma empresa de treinamentos, é Instrutora oficial LinkedIn Learning, doutoranda em Mídia e Tecnologia, professora na pós-graduação da ESPM, palestrante, LinkedIn Top Voices, ganhadora do Prêmio Digitalks content marketing 2017 e top 3 em 2018. Uma mulher cheia de histórias e Planos pra contar e pra compartilhar.
Como escritora, Flavia escreveu os livros Disruptalks: carreira, empreendedorismo e inovação em uma época de mudanças rápidas e também o Me dê seu crachá, eu te acompanho até a porta. Além de se tornar instrutora oficial LinkedIn Learning esse ano, a mulher que não para nunca, também está lançando uma linha de roupas.
“Faço várias coisas e amo o que faço, estou bem conectada com o universo do empreendedorismo e o feminino. Reinventei minha carreira completamente depois de ser demitida em 2015. Depois que voltei a trabalhar passei a empreender também, até que pedi demissão para trabalhar no meu projeto empreendedor. E agora estou tratando de refazer alguns aspectos de minha vida pessoal.”
Antes de empreender, Flavia atuou na área de TI e diz que enfrentava muitos desafios e que era claro que a presença feminina neste ambiente era mais escassa, além do preconceito ser liderar uma equipe que era composta por homens, em sua maioria.
Claro que houve vários outros momentos em que o preconceito mostrou sua cara e a Flavia contou pra gente uma das situações pela qual passou recentemente, que mostra bem como o machismo ainda é muito forte.
“Outro dia eu estava em um voo e o cara do meu lado puxou papo. Ele queria saber com o que eu trabalhava. Quando comecei a contar tudo, porque de fato são muitas coisas, a cada nova informação ele dava um jeito de me diminuir, como se não fosse possível uma mulher fazer tantas coisas que tipicamente são do mundo masculino.”
“Para esse tipo de coisa eu fecho o ouvido e sigo fazendo. Minha resposta para o mundo é sempre fazer e mostrar que podemos. E quero incentivar mais e mais mulheres a fazerem mais, porque podemos muito mais.”
Poderosa que é, em 2016, Flavia foi escolhida como uma das top voices do LinkedIn. Ela se destacou entre os 15 brasileiros comuns que criavam bons conteúdos na plataforma. Neste ano, ela foi indicada para ser instrutora oficial do LinkedIn Learning, passou por um processo seletivo e foi escolhida para gravar cursos oficiais na Áustria.
Para quem quer dar um up na carreira, Flavia diz que um ponto importante é não esperar perder o emprego pra tomar uma atitude. “Estamos vivendo um momento delicado em nossa política e economia. Precisamos ter mais de um plano, cuidar de nossa imagem profissional, criar conteúdo relevante que reforce sua expertise em suas mídias sociais e buscar conectar-se verdadeiramente com pessoas.”
Como Top Voice do LinkedIn, ela aproveitou pra dar dicas pra quem quer melhorar o seu perfil na plataforma e se tornar mais interessante para as empresas que estão ali em busca de um profissional.
“Não basta estar na rede, é preciso interagir, ser ativa, e também sempre relevante. Comece tendo um perfil o mais completo possível. Depois, aposte na criação de conteúdo no feed, vídeos curtos e artigos maiores. Seja atenciosa com as pessoas, responda, interaja, seja útil. Aos poucos vai funcionar.”
Uma mulher que tem um perfil tão ativo como a Flavia, que é uma pessoa cheia de vontade de fazer acontecer e que está cada vez mais conquistando espaços, mostrando que as mulheres podem ser o que quiserem ser, também tem, claro, muitos planos. Entre eles, ela deseja inspirar mulheres a descobrirem que podem ir muito além.
“Eu estou envolvida em vários projetos e lutando todos os dias contra o preconceito e ele vem de todos os lados. Quero também me conectar cada vez mais a assuntos femininos, como já tenho feito e até escrever um livro direcionado às mulheres. Como profissional, minha próxima meta é dar aula na Europa. Sempre tenho planos e vou, aos poucos, tirando todos eles do papel.”
Que lugar de mulher é onde ela quiser a gente já sabe. Mas sabemos que ocupar espaços nem sempre é fácil e que é necessário ter muita força de vontade e persistência pra alcançar seus objetivos. Para a mulheres que está aí lutando para ocupar os seus espaços a dica da Flávia é bem simples, mas que pode trazer resultados incríveis:
“Siga estudando, acredite em você, feche o ouvido para quem quer desanimá-la. Crie formas de ser autônoma e dona de si para fazer e ser quem quiser. Erga a cabeça e apoie outras pessoas. Participe de eventos, proponha, doe informação útil. Deixe o negativo e as fofocas de lado. Ser alguém melhor é pensar no todo e trabalhar todos os dias para avançar um pouco mais.”
Toda mulher pode ser aquilo que ela quer, que ela sonha, que ela planeja. É necessário persistir e buscar conhecimento que, aos poucos, é possível chegar lá. E o seu lá pode ser se tornar uma executiva, ganhar um aumento, conquistar uma vaga de emprego, ter mais tempo pra estar com a família, não importa. Os seus planos quem faz é você! Então, lute por eles!
Ter a oportunidade de ter os planos da Flavia Gamonar compartilhados com a gente aqui do Plano é incrível. É poderoso ver mulheres que estão fazendo acontecer e que têm tanto a nos ensinar. Sim, porque essa vida é feita de eternos aprendizados.
Se você conhece uma mulher cheia de Planos audaciosos, conta pra gente a história dela por e-mail. É só escrever pra gente no [email protected], que queremos compartilhar muitos Planos de muitas mulheres poderosas por aqui!
Foto de capa: Rodrigo Rodrigues.