Não é dúvida pra ninguém que nós, mulheres, vivemos correndo pra dar conta da rotina atribulada. Quem decide trabalhar e conciliar a carreira com a família e filhos, sabe que esta não é uma tarefa fácil.
Hoje em dia, o mercado está abrindo muito a mente para os trabalhos freelancers, que é o famoso trabalhar por conta. Pegar alguns trabalhos de maneira autônoma, que pode ser dentro de uma empresa, por um curto período de tempo, ou home office, que proporciona uma flexibilidade maior pra quem quer ter mais tempo com a família.
Uma pesquisa realizada com mais de 1500 mulheres pela Workana, plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, apontou que, entre as mulheres que têm filhos, que somam 23% das pesquisadas, 46% cuidam deles enquanto trabalham.
A profissional Eliana Figueiredo, professora e redatora, atua como freelancer há cerca de quatro anos, e conta que ao engravidar buscou adaptar sua vida profissional à nova fase. “Eu trabalhava em duas escolas e precisava desacelerar. Como decidi ficar apenas em uma, minha renda caiu bastante; então, considerei começar a trabalhar em casa com algo que eu gostasse, produção de conteúdo.”
Ela divide as responsabilidades do filho com o marido e afirma que a atividade freelance a ajudou a ter autonomia sobre seus horários, ponto fundamental para poder se organizar e passar mais tempo com a família.
O trabalho freelance cresceu 70% em 2017 e é uma alternativa para os profissionais, que querem aliar flexibilidade de trabalho com disponibilidade para realizar tarefas pessoais com mais tranquilidade, porque é possível organizar o tempo de forma que seja possível dar conta da vida pessoal e profissional. E, pra quem consegue realizar o trabalho home office, ainda ganha por não perder tempo com o deslocamento até o trabalho, e depois na volta pra casa, o que torna o profissional muito mais rentável.
Essa nova modalidade de trabalho, mais flexível, proporciona aos profissionais novas oportunidades, movimenta o mercado e levar para as empresas mais profissionais qualificados. Dentre as entrevistadas, cerca de 44% trabalham como freelancer em tempo integral, sem conciliar com outro emprego, ou seja, uma excelente oportunidade para melhorar a sua rotina pessoal sem abrir mão do lado profissional.
Para quem quer procurar uma vaga como freelancer, na internet há vários sites e até mesmo páginas em redes sociais que publicam vagas desse tipo. Vale aproveitar a oportunidade, já o que mercado está cada vez mais aberto a esse tipo de contratação onde você pode atuar em período integral, ou mesmo como uma oportunidade de aumentar a sua renda conciliando com outro emprego formal que você já possua.