Gisele Aguiar é uma mulher cheia de planos e determinação. Uma executiva que acredita que o sucesso de uma gestão está na valorização das pessoas e no eterno processo de aprendizagem. Formada em Publicidade e Propaganda, cursou pós-graduação na Universidade da Califórnia, Berkerley e atualmente é a diretora de marketing da Yahoo –  responsável por supervisionar as ações da marca voltadas para o consumidor final e empresas na América Latina e no mercado hispânico dos EUA. Com mais de 20 anos de experiência em marketing digital, Gisele já trabalhou em diversos setores, incluindo tecnologia, entretenimento, transporte, logística e bancário.

 Casada há sete anos, a executiva tem dois filhos, que ela coruja durante a entrevista: “lindos!” Uma das coisas que Gisele mais valoriza neste cenário de business e a família  é o tempo. “Aproveito os momentos em família cada segundo e gosto de explorar atividades ao ar livre. Ver meus filhos felizes correndo na praia é maravilhoso, alimenta minha alma. Para mim, isso vale ouro”.

“Conciliar as viagens profissionais com os filhos e a família é um grande exercício, pois como mãe a saudade é inevitável. Sou uma pessoa que preza muito pela qualidade desses momentos em família e quando estou com eles eu me desligo do resto do mundo e curto cada sorriso, abraço, brincadeira e lição de casa. Além disso, acho essencial passar a mensagem para meus filhos que carreira e objetivos profissionais são importantes, pois trazem realizações. Mas reforço sempre que a boa relação familiar é indispensável para a felicidade – e que nada é mais importante”.

Nesta entrevista a Gisele compartilha mais sobre seu trabalho no Yahoo, empresa de tecnologia que hoje tem 40% de seu quadro de funcionários formado por mulheres, sendo que 30% estão em cargos de liderança e dá dicas para uma gestão de sucesso:

 

Plano Feminino: Na sua gestão quais as iniciativas que pratica que contribua com o empoderamento feminino e liderança feminina? A empresa tem políticas de incentivo e mentoria para mulheres?

Gisele Aguiar: Recentemente o Yahoo divulgou os dados do seu estudo anual, o Workforce Diversity, uma pesquisa que serve de base para a empresa pautar suas ações de estímulo à diversidade, tanto de gênero como étnica. Os principais dados mostram que 40% dos funcionários do Yahoo hoje são mulheres, um número significativo para uma empresa de tecnologia. Os resultados também mostram que cerca de 35% do time de executivos da empresa e também do board de diretores são formados por mulheres, uma proporção que está em ascensão. No último trimestre o Yahoo contratou três mulheres para assumirem papéis estratégicos e de destaque na empresa: Debra Merman, VP Sênior de Consumer Martketing; Lisa Utzschneider, como Chief Revenue Officer e Martha Nelson, como editora-chefe global.

Além de buscar novas lideranças femininas, o Yahoo também tem como parte da sua missão a formação de novas profissionais para atuarem no segmento de tecnologia e ciência da computação. Um exemplo disso é a parceria que a empresa desenvolve com a fundação Girls Who Code para ensinar princípios básicos de programação para adolescentes a fim de formar novas profissionais.

Plano: Qual o atual momento de sua gestão na empresa? Conte as novidades e últimos aprendizados. 

 Gisele: Sou idealizadora de um programa pioneiro dentro da estrutura global do Yahoo: a criação de um currículo educacional em parceria com a Hyper Island (escola referência no ensino das novas tendências do mercado digital), para um workshop realizado em Sunnyvale – já em sua 2ª edição –  e voltado para anunciantes e representantes de agências de publicidade da América Latina que são convidados e custeados pelo Yahoo, a fim de disseminar boas práticas de marketing digital nos mercados locais.  Minha meta pessoal é provocar transformações. Me realizo observando o antes e o depois com algo que eu pude contribuir: em pessoas, projetos, organizações e processos. Esse tem sido o meu estilo de vida – não somente na minha carreira. 

Plano: Como executiva já passou por algum tipo de situação em que o machismo corporativo tenha de alguma forma te prejudicado ou feito recuar/ traçar novas estratégias para seguir com seus planos? Percebe isso no mercado? Como? 

Gisele: Tenho o privilégio de fazer parte de uma empresa que valoriza pessoas que querem fazer acontecer, impactar mudanças positivas e deixar o seu legado sem diferenciações entre sexos.

 Aqui somos incentivados a criar um ambiente favorável para as pessoas estarem felizes, com benefícios como a licença maternidade, além da licença paternidade.

 Mas, da perspectiva do mercado como um todo, sinto (felizmente) uma diminuição em casos de machismo acontecendo e vejo que as pessoas têm direcionado esforços para o que realmente importa: as habilidades e qualificação dos profissionais.

Plano: O que é essencial para se construir uma carreira sólida como executiva na sua opinião? 

 Gisele: Valorizar as pessoas. Uma vez ouvi uma frase que sempre repito: “A boa banda aparece quando todos os músicos são bons, têm parceria e objetivos comuns.” As pessoas fazem a diferença,  valorizar a autonomia e contribuição de cada um é fundamental.

Além disso, acredito que todo dia é dia de aprender. Humildade é essencial para abrir novos horizontes e inovar, temos que ser eternos aprendizes!  É preciso abrir espaço para aprender todos os dias algo novo, ter sede de novidade, olhar para fora e não somente focar em processos internos. A oportunidade pode estar em uma simples mudança de ângulo.

Uma dica que posso dar é para encontrar mentores e ser um mentor. É Incrível como uma boa conversa pode ajudar a encontrar soluções e novos caminhos.

Por fim, também acredito que mudar é bom. A mudança é constante e cada vez mais rápida em tudo que nos rodeia. Eu adoro e escolho fazer parte da mudança ativamente, deixar minha marca e liderar transformações. Se algo não deu certo, aprendo e viro a página. Todos aprendemos com tentativas e erros. Não perco tempo lamentando o passado, meu foco é construir o futuro.

Plano: Quais os desafios de sua gestão para os próximos anos? Qual seu Plano? 

Levar a inovação dos projetos brasileiros mundo afora.

 

Gostou? E você, também tem um Plano? Conta pra gente! 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *