Uma das maiores preocupações de quem vive da área rural é a escassez de fontes naturais de água que prejudica diretamente a produção.
Pesando nisso, um grupo de mulheres resolveram ser a solução em vez de ficarem só lamentando.
Elas criaram um projeto para recuperar nascentes do rio Laranjaí, um dos afluentes do rio Paraná, em Naviraí, distante 350 quilômetros de Campo Grande.
Para ter ideia, depois de um ano, o volume de água de uma das nascentes já aumentou. “É uma alegria porque nós produtores rurais precisamos muito da água do rio, principalmente pensando na irrigação”, disse a coordenadora do projeto, Isaura Mitie Kamitani em entrevista ao site G1.
O ponto de partida foi a nascente do rio Sumido, área que estava 70% degradada, onde foram plantadas cerca de 1,2 mil mudas e 126 espécies da vegetação nativa.
“É motivo de satisfação ver que estamos fazendo algo. Sem águas a gente não faz mais nada”, afirmou a coordenadora do projeto.
O projeto, que é apenas um piloto, deu tão certo que o grupo já pensa em expandir para outras áreas.
“É uma ideia muito ambiciosa, mas é uma ideia futura de recuperar todo rio Laranjaí. Para isso nós montamos uma planilha e demos uma palestra para despertar a curiosidade dos produtores rurais, com nossas dicas e nossa experiência de como foi para recuperar essa nascente”, conta a comerciante Karin Tie.
Um belo e nobre Plano dessas mulheres, não acha?