Harry Potter: 20 anos de história e personagens empoderadas

Não é segredo pra ninguém que Harry Potter é um dos grandes sucessos da literatura e do cinema. O fenômeno criado pela autora J.K Rowling no final da década de 90 com uma série de 7 livros foi pras telonas e se tornou recorde de público, alimentando a fantasia e boas lembranças das crianças por anos. Ah, não dá pra negar também que muitos adultos se encantaram com a história do Harry, que é conhecido no mundo todo.

 

 

Hoje, dia 26 de junho, a saga completa 20 anos e não param de chover nos grandes sites e em todas as mídias sociais homenagens sem fim à série que marcou a vida de muita gente. Mas, o que pouca gente sabe, é que a história também é carregada de personagens empoderadas. Meninas que fizeram acontecer, saíram da posição de segundo plano e mostraram a importância de seus personagens dentro da trama.

 

Bem, vamos começar pela autora J.K. Rowling. Ela abreviou, no início da carreira como escritora, seus primeiros nomes com medo de que a indústria editorial não aceitasse publicar seus livros por ser uma mulher. Com as iniciais abreviadas, as pessoas não teriam certeza de seu sexo e comprariam sua ideia. Realmente deu certo e ela pôde mostrar que as mulheres são capazes de fazer um sucesso enorme na literatura e onde mais elas quiserem estar!

 

 

Hermione

 

 

A personagem quebrou todos os estereótipos que poderiam marcá-la como nerd, bobinha, meiga…. ela é extremamente inteligente, revolucionária, contesta qualquer coisa que não ache correto, é corajosa e procura colocar sempre sua relação com seus amigos em primeiro lugar. Muitas vezes, foi ela quem salvou os amigos de muitos apuros com sua inteligência e sagacidade.

 

 

Luna

 

 

A personagem era motivo de piadas algumas vezes por seu jeito diferentão, que alguns achavam muito excêntrico, seja no jeito de falar ou se vestir, mas ela nunca se importou com isso e continuou mantendo a sua essência mostrando que é muito inteligente, ajudando sempre os outros personagens a saírem de apuros de maneira bastante estratégica e inteligente.

 

 

Lilian

 

 

A mãe do Harry teve poucas aparições na trama por sua personagem morrer para que a história de Harry tivesse um início. Mesmo assim, é possível perceber o quanto ela foi uma mulher forte e corajosa, enfrentando qualquer problema, até mesmo o maior dos males, para salvar a vida daqueles que amava.

 

 

Minerva

 

 

Corajosa, inteligente e com seu coração extremamente bondoso, a personagem fez a diferença na vida dos personagens do início ao fim da série. Sempre disposta a ajudar a todos que precisassem dela, também era uma mulher cheia de fibra capaz de enfrentar qualquer um que ousasse querer tirar a paz de Hogwarts.

 

Como podem perceber, as personagens femininas durante toda a série dos livros e filmes do Harry Potter, passaram longe dos estereótipos. Todas elas têm destaque não por sua beleza ou feminilidade, mas pela sua força, coragem, atributos que empoderam e mostram a força das mulheres. Não é à toa que o sucesso já dura tantos anos e pelo jeito ainda está bem longe de acabar.

 

Expecto Patronum! ;D

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.