Heloisa Helena de Assis, a Zica, começou a trabalhar com 9 anos como babá. Foi faxineira e empregada doméstica, mas ela tinha um plano e nunca desistiu dele: Heloisa queria desenvolver um produto para tratar seu cabelo, crespo e muito volumoso.

“Na época, não tinha nenhum produto que era especializado no cuidado de cabelos crespos e cacheados, você podia cortar, deixar black power ou alisar. Mas eu queria meu cabelo com balanço, com volume controlado. Queria preservar sua originalidade”

Pois é… como na época não encontrava um produto que se adequasse aos seus fios, ela foi pesquisar. Depois de dez anos de pesquisa, chegou a uma fórmula e seu plano se tornou realidade. Ela criou o Instituto Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e ondulados com 13 salões e 1,7 mil funcionários.

“Eu tinha um cabelo muito crespo, muito volumoso e não entrava pente. E quando eu comecei a trabalhar, as pessoas associavam isso a desleixo”, contou, mostrando todo o preconceito da sociedade em relação aos cabelos naturalmente crespos.

Heloisa é uma mulher que tem uma família humilde e precisou trabalhar desde cedo pra ajudar a família com as despesas da casa. “Meu pai era biscateiro (fazia bicos), minha mãe era lavadeira e eu tinha 13 irmãos. Comecei como babá e não parei mais”, lembrou a empresária.

Mais tarde, com 21 anos, Zica resolveu pesquisar o próprio cabelo para entender a estrutura dos seus fios e como poderia deixá-lo ainda mais bonito. Fez um curso de cabeleireira na comunidade do Catrambi, na zona norte do Rio de Janeiro. “Eu me encontrei como cabeleireira, mas não encontrei o resultado que queria pro meu cabelo. Mesmo assim não desisti e fui em busca dos meus planos”.

Para chegar na fórmula ideal, Zica fez muitos testes no próprio cabelo e perdeu muitos fios. Até o irmão ajudou na fase de pesquisa. “Minha família é muito numerosa e era lei os mais novos obedecerem os mais velhos. O que eu fiz: peguei um irmão para ser cobaia do produto. Como ele era pequeno, obedecia”, contou a empresária se divertindo com a brincadeira.

Depois de muitas tentativas, Heloisa chegou a uma fórmula do produto que relaxava os cabelos e assim, deixava do jeito que ela achava mais bonito. Nesta época, Zica trabalhava como empregada doméstica e decidiu procurar um químico para registrar o seu produto. Pra poder começar a usar os seus produtos, Heloisa resolveu montar um salão. “Mas como abrir um salão se eu ainda era empregada doméstica com 33 anos? Não tinha um dinheiro no bolso”, contou como buscava alternativas pra fazer seu plano se tornar um sucesso.

A ajuda veio do marido Jair Conde, que vendeu o único bem da família, um Fusca, e do irmão Rogério Assis e da amiga Leila Velez, que investiram R$ 4,5 mil na abertura do negócio. “Com três meses, a fila se formava às 5h da manhã com o salão abrindo às 8h”, disse.

 

Hoje, ela é dona do próprio negócio, a marca Beleza Natural, especializada no tratamento de cabelos crespos, que fez com que ela fosse reconhecida como umas das 10 mulheres mais influentes do país pela Forbes, em 2015, e a ganhadora do Prêmio Claudia em 2012na categoria Negócios. Ela comanda o instituto com salões no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O negócio ainda conta com um centro de desenvolvimento técnico e uma fábrica com capacidade de produção de 300 toneladas por mês, que cresce 30% ao ano.

Pras mulheres que querem empreender, ser donas do próprio negócio, ela diz que não é fácil, mas que vale a pena ir em busca daquilo que quer e se dedicar muito ao negócio:

“Construir, criar e empreender exige sacrifício e dedicação. E todos os dias, porque não tem batalha vencida: eu ponho a mão na massa até hoje e sempre vou botar.”

O Plano de Heloisa é mostrar que as mulheres podem olhar pra si mesmas e cuidar dos fios do jeito que quiser. Não importa se uma mulher quer o cabelo liso ou crespo, ela tem o direito de escolher: “A pessoa é livre para escolher o que ela ela quer. Hoje tem Beleza Natural para cuidar do cabelo crespo, mas se a mulher não quiser, eu respeito. A pessoa tem que fazer no cabelo o que a faz feliz.”

Que história, né, mores?! A história da Heloisa mostra que você pode acreditar em seus planos e trabalhar pra que ele dê certo e saia do papel, porque com esforço e dedicação isso é totalmente possível! Agora, se você tem uma história inspiradora de uma mulher que faz acontecer por aí, manda pra gente no elatemumplano@planofeminino.com.br que a gente quer que ela apareça aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *