Praticar exercício ao ar livre é muito diferente dos ambiente fechados de academias ou quadras. Aproveitar parques, ruas, praias, calçadão, praças, ciclovias, clubes faz com que a prática se torne muito prazerosa.
Porém, ao ar livre, muitas vezes não controlamos alguns fatores como, clima, temperatura e umidade, que podem prejudicar os benefícios do exercício.
Em qualquer atividade, em especial o exercício físico, existe uma perda grande de líquidos do corpo através da transpiração e a temperatura do nosso corpo aumenta em resposta ao aumento da atividade realizada. A transpiração, de forma geral, serve para ajudar a regular a temperatura corporal, entretanto, quando de forma desregulada, faz com que o indivíduo perca liquido em excesso e o organismo entre em pane.
A desidratação reduz o volume do sangue. A frequência cardíaca aumenta à medida que o coração faz mais esforços para atender ao organismo que tenta manter o suprimento sanguíneo para os músculos ativos e órgãos vitais.
Assim, em dias muito quentes ou à exposição excessiva ao sol é preciso tomar alguns cuidados:
• Beber líquido antes, durante e depois de exercícios físicos, mas sem exageros.
• Observar a cor da urina para verificar se a ingestão de água está adequada. Urina clara indica boa hidratação.
• Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas e com cafeína.
A sede é o indicador mais fácil de utilizar quando se pensa em sinais de falta de água. Seu corpo avisa que é necessário ingerir líquido, porém, em exercício não se pode confiar somente na sua sede, hidrate-se e se mantenha saudável e ativo.