Acredito que todas nós conhecemos bem os efeitos das mudanças de hormônio durante o ciclo ovulatório em nosso corpo e nosso humor. Afinal quem é que nunca teve uma tara por chocolate em uma época específica do mês, ou chorou ao ver a propaganda de margarina na TV só porque estava “nos dias sensíveis”? Isso sem falar no inchaço do corpo ou no aumento da libido, também de acordo com a época do mês…

Algumas pesquisas já foram feitas relacionando a época do ciclo ovulatório e outros comportamentos femininos. Por exemplo: alguns aspectos psicológicos das mulheres mudam durante seu período fértil para lhes facilitar a escolha de um parceiro compatível, e assim garantir a reprodução e a preservação da espécie. É, isso mesmo, igualzinho aos animais… Afinal, além de mulheres somos também fêmeas!

Aliás, durante nosso período fértil tendemos a preferir para parceiros, homens com rostos bem masculinos e simétricos, com vozes mais másculas, e que demonstram maior dominância social. Além disso, tendemos a dar maior valor à inteligência do que a riqueza nesta época do mês. É também neste mesmo período fértil que somos mais propensas à traição, ficamos mais sociáveis e nos mostramos mais atraentes em situações sociais.

Mas o que não sabíamos é que o nosso comportamento de compras também é influenciado por fatores hormonais! Você sabia? Eu não! Mas uma equipe de pesquisadores composta por psicólogos, biólogos e profissionais de marketing resolveu estudar esta relação entre o ciclo ovulatório e as compras. Mais especificamente entre as fases do ciclo ovulatório e os tipos de produtos escolhidos para compra*.

Primeiro eles descobriram que quando estamos em nosso período fértil, aquele bem próximo à ovulação (quando temos um pico de estrogênio e LH), nós compramos mais produtos relacionados à melhoria da aparência. Mas não é qualquer produto, como shampoo ou maquiagem, e sim roupas, sapatos e acessórios de moda considerados “sexys”. Ou seja, perto da ovulação desejamos ficar mais sexys, e assim atrair mais machos. É a nossa biologia!

Mas além disso, os pesquisadores descobriram que este aumento na compra de produtos sexys estão bem mais relacionados à competição entre as fêmeas do que a atração direta de homens. Isto significa que nos produzimos mais, ficamos mais sensuais e sociais no nosso período fértil para poder competir com as outras fêmeas pelo “melhor macho”. Mais do que comprar produtos sexys para impressionar os homens, nós, mulheres, fazemos isto para “encarar a concorrência”!

Talvez não seja à toa que os homens dizem que as mulheres se vestem para as outras mulheres e não para eles…

E você, o que acha disto tudo? Quero saber sua opinião!

(*Esta é uma pesquisa bastante recente que ainda será divulgada mais amplamente na mídia, mas que você já encontra aqui no nosso Plano Feminino!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *