HSM Women's Leadership Forum: Joanna Barsh e a mulher na liderança

Anos de experiência no mundo corporativo e outros tantos pesquisando o comportamento e características de mulheres notáveis deram a , diretora emérita da consultoria McKinsey, uma maneira única de ver e inspirar a mulher líder nos dias de hoje. No HSM Women’s Leadership Forum – Mulheres no Poder, nesta terça-feira, ela mostrou como as mulheres precisam se valorizar mais e potencializar seus talentos e não focar em suas fraquezas. Ela comenta que muitas mulheres se acham menos importantes e competentes do que realmente são, diferentemente dos homens. Precisam deixar de ser tão autocríticas e perceberem o grande poder de mudança que têm.

Com firmeza,  mas sem deixar de ser compreensiva com seu ambiente de trabalho, a mulher hoje, em sua opinião, concentra características únicas de liderança. Se, por um lado é agressiva, inteligente, competitiva, boa em tomar decisões, por outro, tem uma forte intuição e é multitarefas.

Confira como foram as outras palestras do HSM Women’s Leadership Forum – Mulheres no Poder.

Para Joanna, as mulheres precisam, em primeiro lugar, entender quem são, o que querem, aonde querem chegar e não desistir diante das dificuldades – que são muitas, sim! Autora do best-seller ‘Centered Lidership’ e co-autora do ‘How Remakable Women Lead’, Joanna elenca capacidades a serem desenvolvidas para as mulheres se tornarem Líderes Notáveis. Entre elas está a capacidade de olhar para si de fora, como se você estivesse em um filme. Só assim, diz ela, seremos capazes de nos enxergar e definir um Plano.

O segundo é a conexão, ou seja, a habilidade de criar relacionamentos e estabelecer vínculos de confiança com sua equipe.

O terceiro é engajamento, construído através de confidencialidade. “Mostre para as pessoas quais são os desafios e oportunidades, balanceie risco com esperança e mostre aonde você quer chegar para que elas te acompanhem”, diz.

A quarta é energização com positividade, a base de toda ação e motivação. Por fim, a última capacidade que Líderes Notáveis devem desenvolver é sua habilidade de  identificar significados no que fazem.

“Liderança começa com a gente mesma. Depois de desenvolver suas capacidades, as mulheres conseguem espalhar essa energia e confiança aos outros a sua volta e, o mais importante, conseguem mudar o sistema”, finaliza.

Joanna_Barsh_2foto:OpenSpace Zen

 

Naiara Bertão

Naiara Bertão é jornalista de formação e inquieta de nascença. Escreve sobre economia para a revista EXAME e, nas horas vagas, se divide entre trabalhos voluntários, corridas de rua, cursos, leituras e boas risadas com amigos. Adora estar rodeada por pessoas com alto astral e está em uma constante busca por mais qualidade de vida e a tal Felicidade.