Pare com essa bobeira de dizer que aos 60 ou 70 você vai estar velha, pois isso é uma questão de alma e não de R.G.
Prova disso é a Dona Leonides Victorino, moradora da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que só aprendeu a ler aos 67 anos, e hoje, com 79 anos, conseguiu seu sonhado diploma universitário em História da Arte.
Nascida na Zona da Mata de Minas Gerais, passou a infância na lavoura. Aos 14 se mudou para o Rio de Janeiro, onde virou doméstica e lavadeira.
“Eu era meio triste, as pessoas falavam que era analfabeta, parecia que tinha uma faca que cortava o coração”, contou ela ao G1. “Agora eu posso conversar com as pessoas. Antes eu era analfabeta, ia falar o quê?”
Aos 67 anos, decidiu realizar seu sonho de aprender a ler e escrever, junto dos cinco netos. Não bastanto ser alfabetizada, ela queria mais e foi quando, ano passado, se formou em História da Arte na Universidade da Terceira Idade, na Uerj.
“Eu sonho grande, não sonho pequeno, não”, brincou.
“Quando a gente quer uma coisa, só se for um motivo de força maior que pode fazer a gente desistir. O saber não ocupa lugar. Tem tanta gente que estudou só até a quarta série. Eu não entendo como podem se conformar! A gente precisa de um Brasil bem preparado, todo mundo precisa ter conhecimento. Graças a deus tive a chance de trabalhar e educar meus filhos, podia ser analfabeta, mas fazia questão que eles estudassem. Agora minha missão chegou ao fim, dia 7 de setembro faço 80 anos e estou muito feliz, mas não pretendo trabalhar nessa formação. Já trabalhei muito, agora eu quero mesmo é passear e aproveitar a vida”, finalizou sabiamente.
Genoveva Kovalski
[email protected]
O Comentário
Parabens!!! Muito bacana!
Me envia uma foto, quero
incerir no livro que estou escrevendo.
Com agradecimento