A empresa OneLogin fez algo excelente, porém o resultado não foi nada do esperado. A empresa criou uma campanha com três funcionários para convidar interessados a participar de seu processo seletivo.
Para atrair diferentes públicos, um dos anúncios era com a engenheira de 22 anos Isis Anchalee Wenger. No cartaz, a jovem aparece de óculos, cabelos soltos e uma camiseta da companhia. Ao seu lado, aparece a mensagem “Minha equipe é ótima. Todos são inteligentes, criativos e engraçados”, junto com o nome e função da funcionária.
Porém, as pessoas simplesmente não acreditaram no pôster e começar a fazer comentários no Facebook como: “Tenho dúvidas se pessoas com cérebro acreditam na mensagem desse pôster e se as mulheres, em particular, acreditam que essa é aparência de uma engenheira de softwares” e “Se a intenção deles era atrair mais mulheres, seria melhor escolher a foto de uma mulher com um sorriso simpático em vez de sexy”.
A reação negativa foi tão grande e absurda que a jovem engenheira resolveu escrever sobre os lamentáveis estereótipos dentro da indústria de tecnologia.
Em seu desabafo, ela relata situações extremamente humilhantes que já viveu por ser mulher nesse ambiente de tecnologia. “Quando eu trabalhava em outra empresa, um funcionário jogou várias notas de dinheiro em mim no escritório durante o expediente”, afirma. “E uma vez, durante um processo seletivo, um dos engenheiros da empresa que oferecia a vaga me mandou uma mensagem perguntando se eu gostaria ter uma ‘amizade colorida’ com ele.”
Por causa de coisas como essas que muitas mulheres talentosas deixam de trabalhar na área, pois é um ambiente inóspito para elas. “Essa é uma cultura que não tem nenhuma sensibilidade com aqueles que não se encaixam em um determinado molde”, diz.
Com esses questionamentos, Isis deu início a uma nova campanha: “Você sente que deve ajudar a conscientização sobre a diversidade de gêneros na indústria de tecnologia? Você não se encaixa dentro dos modelos do que deve ser a aparência de uma engenheira? Se a resposta for sim, convido vocês a espalharem a notícia e nos ajudarem a redefinir ‘qual deveria ser a aparência de uma engenheira’ com a hashtag #iLookLikeAnEngineer (eu tenho a aparência de uma engenheira)”.
A hashtag já se popularizou nas redes sociais e centenas de engenheiras adotaram a causa. Uma delas, inclusive, criou um gerador de fotos da campanha.