Nem sempre a história favoreceu ou destacou as mulheres que protagonizaram importantes momentos.
Pensando em não deixar que isso continue acontecendo, a artista peruana María María Acha-Kutscher resolveu ilustrar mulheres e seus atos heróicos em uma série estilo pop art.
Chamado de Indignadas, o projeto traz retratos de movimentos feministas como Femen, Pussy Riot, Marcha das Vadias e Alfombra Roja, além de mostrar também o ativismo feminino em movimentos mais amplos, como o 15M, na Espanha, o Occupy Wall Street, em Nova Iorque, e as marchas de junho de 2013, no Brasil.
Venha sentir-se empoderada e representada por essas imagens:
Uma queniana comparece à vigília em memória das vítimas do ataque de pistoleiros na Garissa University College. Uhuru Park, Nairóbi, Quênia, 7 de abril de 2015.
A estudante de arte da Universidade de Columbia, Emma Sulkowicz foi estuprada em seu dormitório há dois anos. Desde setembro de 2014 ela está carregando um colchão consigo a todos os lugares que vai até seu estuprador ser expulso. Este ato é parte de sua tese, uma performance de resistência chamada “Carregue esse peso”.
16 dias de ativismo pela campanha contra a violência de gênero. 25 de novembro de 2013.
16 dias de ativismo pela campanha contra a violência de gênero. 5 de dezembro de 2013. Como 54% das vítimas, meu abusador era meu namorado.
16 dias de ativismo pela campanha contra a violência de gênero. 7 de dezembro de 2013. Estupradores estupram pessoas, não roupas.
Eu sou humana, não um sanduíche.
Um milhão se levantando por justiça. Uma dança global para terminar com a violência contra mulheres e garotas. Junho de 2013, Índia.