Sabe aqueles lugares maravilhosos e suntuosos que costumamos conhecer quando viajamos pra outros países ou folheamos revistas especializadas em turismo? Pois é! Eles também existem aqui no Brasil. É só olhar com um pouquinho mais de atenção para o que temos e esquecer a ideia de que apenas o que está lá fora é que é bacana.
Em Brumadinho – uma cidade a 60km de BH (capital de Minas), por exemplo, está o Instituto Inhotim – dizem que o nome é uma contração de “Inho” (senhor) com Tim, como era chamado um gringo que vivia na região e era proprietário do local –, considerado o maior museu a céu aberto do mundo!
Idealizado no início da última década de 80 pelo empresário Bernardo Paz, o local é en-can-ta-dor e abriga obras de arte contemporânea produzidas por grandes nomes – daqui e de outros países -, como Adriana Varejão, Amilcar de Castro, Hélio Oiticica, Roberto Burle Max, Vik Muniz, Chris Burden, Matthew Barney e Doug Aitken.
São mais de 70 artistas e as peças em exposição permanente ultrapassam 500 exemplares, espalhados pelo jardim, pela mata, pelos lagos e outros cantos de Inhotim. Além disso, há quatro galerias (intituladas Fonte, Lago, Mata e Praça) para abrigar mostras temporárias.
E tem mais: em abril deste ano, os jardins do local (são 97 hectares com diversas coleções botânicas) foram reconhecidos como “Jardim Botânico” pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB), tamanha a diversidade encontrada por lá.
Mas, como nada é perfeito nesta vida, preciso contar um defeitinho de Inhotim: o museu não pode ser descrito apenas com palavras, nem mesmo por fotografias. É preciso ser visto de perto para ser entendido – se é que isso é possível. Então, se quiser realmente conhecer o espaço e as maravilhas que ele oferece aos olhos dos visitantes, já sabe, né? Vai precisar fazer as malas!
Inhotim funciona das 9h30 às 16h30 às quartas, quintas e sextas, e das 9h30 às 17h30 aos sábados, domingos e feriados. O valor da entrada é R$ 16 e estudantes e maiores de 60 anos pagam “meia”. Ah! E o museu tem uma conta no Twitter: é @inhotim e um site.