Sempre começamos o ano definindo novos objetivos e sonhando com mudanças. Na lista entra a reforma da casa ou uma casa nova, a viagem dos sonhos, um aumento de salário ou um emprego novo. Saiba quais são os profissionais mais cobiçados atualmente no mercado, se profissionalize e aproveite esse novo cenário.
O fato de a mulher possuir alto grau de concentração e total atenção em detalhes está atraindo empresas que trabalham com engenharia e tecnologia de informação, uma área que há alguns anos atrás eram exercidas apenas por homens. As duas áreas passam por uma fase de grande desenvolvimento, salários tentadores e necessidades de novos profissionais devido à grande demanda de trabalho. As empresas não fazem mais distinção de gênero e algumas afirmam que preferem as mulheres, principalmente no campo da construção civil e desenvolvimento de software, onde qualquer detalhe ou erro podem comprometer todo o trabalho.
O campo de engenharia civil é o que mais sofre com a falta de mão de obra qualificada. Os profissionais desenvolvem e acompanham projetos de edifícios e estradas de todos os níveis.
A tecnologia de informação é um setor que se destacou muito nos últimos anos. Profissionais formados em engenharia da computação desenvolvem equipamentos, criam sistemas e computadores. O setor de ciência da computação desenvolve software e gerenciam as equipes que criam programas e aplicativos. O curso de sistemas de informação forma profissionais especialistas em organização, armazenamento e recuperação de dados.
Além dos setores tradicionais que sofre com a falta de mão de obra qualificada, a expansão do mercado criou novos setores e com isso, novas carreiras para suprir essas necessidades. Se você quer se profissionalizar ou investir em uma nova profissão aposte nestas novas tendências de mercado.
Com o tema sustentabilidade tão em alta, surgiram diversas novas vagas para suprir as necessidades do setor, como o gerente de ecorrelações. O profissional pode ser formado em publicidade, administração ou economia e vai trabalhar falando diretamente com grupos ambientais, agências governamentais e consumidores para desenvolver ou melhorar programas ecológicos. O profissional desta área deve ter muito conhecimento em direito ambiental.
Grandes empresas precisam investir em inovação e no bem estar dos seus funcionários e hoje alguns setores investem em lideres de inovação, estes profissionais devem conhecer a fundo todos os departamentos da empresa e sugerir ações como investimento em tecnologia, novos programas internos e controle de gastos para a empresa.
Com a grande massificação da internet e os negócios online, foi necessário o surgimento de novos profissionais que possam pensar em estratégias para atrair consumidores para os sites de venda de produtos ou serviços, estes são os gerentes de marketing e-commerce.
Nunca é tarde para mudar ou começar uma nova profissão. Invista em você e em sua carreira e dê um novo passo em sua vida profissional.