Com o tema “Let’s target the balance. We can do IT together” (Vamos atingir o equílibrio. Podemos fazer as TI juntas), a empresa Konica Minolta anunciou em comunicado oficial que desenvolveu um projeto de apoio às carreiras femininas nas áreas de TI em parceria com a ONG Chzechitas.
O projeto, desenvolvido na Europa, na República Checa, visa, segundo a empresa, apoiar o empreendedorismo e o desenvolvimento de conhecimentos na área das TI para mulheres em cooperação com a organização mundial Impact Hub. “Com a ajuda da Impact Hub e da Czechitas, o projeto pretende atrair, selecionar e apoiar mulheres nesta área de negócio, potencializando o seu acesso ao mercado”, lê-se no comunicado.
O envolvimento da multinacional japonesa passa pelo apoio aos workshops educacionais desenvolvidos nas cidades de Praga, Brno e Ostrava, na República Checa. Estas iniciativas vão incluir estudantes, profissionais e empreendedoras num debate sobre novas perspetivas no ambiente das Tecnologias da Informação.
Esta é uma área ainda dominada pelos profissionais do sexo masculino. Um estudo recente demonstra que a percentagem de mulheres a trabalhar neste setor varia entre os 15% e os 40% nos países da OCDE. Até no caso da multinacional japonesa, apenas 10% dos profissionais de TI são mulheres, algo que a Konica Minolta quer mudar.
“Encontrar os melhores especialistas de TI mantém-se como um dos principais objetivos para nós no futuro, já que escasseiam os profissionais com formação e as previsões apontam para o crescimento desta escassez, devido ao crescimento das TI”, declara em nota de imprensa Ikuo Nakagawa, presidente da Konica Minolta Europa.
“Reconhecemos a importância de uma equipe equilibrada, em todos os aspetos”, acrescenta.