A gente sabe que ser mãe e empreender não é uma tarefa fácil. Hoje, no Brasil 78% das mulheres, depois da maternidade, acabam se tornando empreendedoras de acordo com o Sebrae. Entre os motivos, estão o desejo de não retornar ao local que trabalhavam pra passar mais tempo com os filhos, ou ainda por serem demitidas logo após a licença maternidade. É assim que normalmente elas optam por ter seu próprio negócio, que é uma forma de continuar ganhando dinheiro, se sentindo valorizada pelo trabalho que realiza, além de ter mais flexibilidade pra cuidar dos filhos.

De qualquer forma, a tarefa se ser mãe e ter uma carreira pra se dedicar não é fácil. De acordo com uma pesquisa do IBGE, de 2016, as mães são as responsáveis por cuidar dos filhos de até 4 anos em 83,8% dos casos. E quem deseja seguir sua vida profissional e procura um espaço onde ela possa trabalhar e que acolha as crianças, têm bastante dificuldade em encontrar. Só pra ficar mais clara essa situação, hoje no Brasil existem em torno de 1.000 espaços de coworking. De acordo com pesquisa da Ancev (Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais), 40% das pessoas que frequentam esses espaços são mulheres e pasmem, só 2% desses locais têm estrutura pra receber as crianças.

Foi justamente diante desse cenário, que as incluíam também como mães e empresárias, que a publicitária Júlia Maturana e a psicóloga Daniela Del Nero, que já são sócias-proprietárias da Viva Produtora, decidiram unir a paixão pelos filhos e pela carreira num mesmo negócio, criando assim o coworking Hug Spot.

Como acontece com todas as mulheres, a maternidade revolucionou a vida da Júlia e Daniel. Para elas, seria inconcebível dar à luz e seguir com a mesma dinâmica de trabalho: expedientes intermináveis, correria, estresse e pouca disponibilidade para acompanhar o crescimento dos filhos.

Quando se tornou mãe de Pietra, em 2011, Daniela atuava na área de eventos há 20 anos. Depois da licença maternidade, ela continuou na agência onde trabalhava e acabou perdendo momentos preciosos do primeiro ano de desenvolvimento da filha. “Vivia em um estresse insano e não conseguia sair no horário” conta.

A proposta da amiga Julia, de juntas fundarem a Viva Produtora, chegou na hora certa. “Ter o meu próprio negócio foi a melhor coisa que fiz. Trabalho bastante, mas consigo definir meus horários e conciliar a maternidade”, ela avalia.

 

 

Julia, por sua vez, descobriu que estava grávida de Pedro quando tinha acabado de ser aceita no curso Dez Mil Mulheres, oferecido em 2016 pelo banco de investimento Goldman Sachs com o intuito de fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil.

“Grávida e cercada por 49 mulheres, senti despontar o desejo de ter um propósito de vida, algo que fosse além do trabalho pelo trabalho”, ela lembra. Nessa época, Julia enfrentou desconfortos causados pela gestação e, por isso, passou a trabalhar em casa.

Após o nascimento de Pedro, a empresária precisava de um negócio que não a afastasse do filho, a estimulasse a atingir seus objetivos e ainda favorecesse a troca de experiências com outras mulheres. “Pensei em várias possibilidades até transformar minha necessidade num empreendimento junto com a Daniela, que também tinha passado pela mesma transição, e com o meu marido, o empresário Diogo Modena Rios. Assim nasceu o Hug Spot, que começou suas atividades no dia 15 de maio, mês das Mães”, conta.

As sócias resolveram uma inquietação pessoal e ainda ofereceram a 30 mulheres a possibilidade de gerir seus negócios num ambiente corporativo estruturado enquanto acompanham de perto o crescimento dos filhos, acolhidos em uma estrutura idealizada para atender às demandas de crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

“A maternidade traz muita garra no sentido de que temos mais um motivo para construir. Sinto-me realizada por aproximar mulheres que vão se ajudar a acontecer como empreendedoras e como mães. Ofereço a elas exatamente o que estava buscando para mim depois que dei à luz”, ressalta Julia.

“As mães empreendedoras não querem mais equilibrar diversos pratos e acabar prejudicando a saúde. Agora, elas estão em busca do verdadeiro equilíbrio. É um caminho de maturidade. Estamos felizes pela oportunidade de passar adiante a nossa experiência”, complementa Daniela.

 

Serviço

Hug Spot

Rua Pedroso de Moraes, 2135 Pinheiros – SP

(11) 98777-8600

www.hugspot.co

Facebook: @hugspot.co

Instagram: @hugspot.co

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *