De tempos em tempos aparecem modinhas de lifestyle. A bola da vez agora é a meditação e o mindfulness. Este último, exige treino de meditação e respiração para chegar a um estado de plena atenção (foco extremo).
Eu não sei vocês, mas tirar todos os pensamentos da cabeça é extremamente difícil pra mim. Eu, que sou superinquieta, não consigo ficar um santo dia em casa de boa, jogada no sofá. E pessoas como eu podem se sentir meio deslocadas quando todos os amigos postam fotos no Instagram em posições superfocadas ou confirmam todos os eventos do tipo no Facebook. Ao que parece, num mundo onde a monja budista é capa da revista VEJA São Paulo, quem não medita é um alienígena.
Para quem quer testar a prática e não sabe de onde começar, selecionei alguns aplicativos que podem ajudar nessa tarefa:
- Mindfulness
- Zen
- Paraná breath
- Querida ansiedade
- Headspace
Uma dica é : sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e comece a prestar atenção na sua respiração. Vale no trabalho também (vá até o banheiro, em pé, encoste na parede e respire – funciona, acredite!). Respire até sentir seus pulmões pressionarem suas costelas e depois soltá-las. Puxe o ar pelo nariz e solte-o pela boca. Preste atenção em cada parte de seu corpo e relaxe cada uma que estiver tensa. 10 minutinhos assim é seu dia será outro!
Faça da meditação um ritual diário e verá os benefícios. E como qualquer ritual, você tem que incluí-lo de acordo com sua agenda – de manhã? Antes de dormir? Depois do almoço? 10 minutos por dia não é nada, é possível. 🙂