Ao contrário do que muitos pensam, a geração Y – nascidos a partir 1978 – não se resume pela superficialidade.
Elas são hiperativas, não têm medo de dizer que em primeiro lugar se preocupam com seu próprio umbigo, têm consciência de seu papel como cidadãs para construir um mundo melhor e esperam alcançar todos seus objetivos.
A geração Y é a geração dos jovens de 20 e poucos anos. A geração da conectividade. Internet, redes sociais, blogs entre outras mídias fazem parte do dia a dia de jovens que nasceram conectados e exaltam a tecnologia e a instantaneidade. Uma geração que trouxe à sociedade uma forma moderna de se socializar, relacionar, experimentar e se envolver.
Mas como são as meninas desta geração? Do que elas gostam? O que elas curtem? Segundo sociólogos e especialistas em comportamento humano, estas jovens fazem dez coisas ao mesmo tempo, elas têm pressa em alcançar seus objetivos e não se intimidam quando o assunto é desconhecido. Pesquisam, se interessam, aprendem, se engajam. Elas buscam fazer o que curtem realmente, o que proporciona prazer e satisfação pessoal e profissional.
A Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), realizou uma pesquisa com cerca de 200 jovens na cidade de São Paulo para traçar o perfil destes que vêm deixando as empresas de RH e famílias de cabelo em pé e descobriu que esta é uma geração que sabe o que quer e isto significa desenvolvimento e aprendizado para a sociedade.
Garotas digitais
Elas nasceram com acesso à tecnologia, redes sociais e informação em tempo real, por isso, são mais exigentes.
“Não gosto de perder tempo com coisas que não considero relevante. Quando estou na sala de aula o professor tem de ser muito bom para não me deixar cair na rede e buscar informações que superem seu blablabla. Acho que muitas vezes falta preparo para se educar na era digital. Muitas informações que os professores trazem para debater na sala de aula, a gente já discutiu nas redes sociais, já estão frias. Isso me incomoda, pois tenho a sensação de tempo perdido”, afirma Carla Gomes, 22 anos, estudante.
A era das multifuncionais
Especialistas em comportamento humano e pesquisadores da geração Y afirmam que estamos na era dos indivíduos multitarefa. A tecnologia e rapidez de acesso às informações fez com que as pessoas exercessem sentidos apurados, especialmente mulheres, conseguindo tuitar, falar ao telefone, verificar agenda do dia e tomar um café, tudo ao mesmo tempo. Uma geração que se desafia constantemente e precisa de resultados rápidos.
Para o alto e avante!
Um estudo da consultoria americana Rainmaker Thinking revelou que 56% dos profissionais da Geração Y querem ser promovidos em um ano. Uma ânsia por desenvolvimento contínuo e a busca por desafios que muitas vezes podem não ser entendidas. Marcela Si