Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, as mulheres estão expandindo seu poder de influência através das redes sociais e outras ferramentas da web. Ao mesmo tempo em que elas contribuem, também buscam recomendações de compras em sites que visita com frequência, com amigos e seguidores na internet.
Muitas mulheres afirmam procurar sites, blogs e até comentários nas redes socais como Facebook, Orkut e Twitter antes de realizar a compra de algum produto que está interessada, e que estas informações influenciam diretamente em sua decisão de compra. Quando decidem pela compra também fazem questão de deixar a sua opinião.
Aqui no Brasil o comportamento não é diferente. Hoje a internet é a principal mídia utilizada na hora da compra ou para pesquisar informações sobre produtos, mais de 80% das mulheres utilizam sites de buscas para pesquisar sobre preços e comentários sobre os produtos antes de realizar suas compras. 42% destas mulheres buscam informações no site do fabricante e 62% procuram em sites de busca na web, segundo pesquisa realizada pela Sophia Mind. Os produtos que mais se destacam no consumo feminino são livros, vestuário, astrologia e cosméticos. Para não ficar frustrada quando receber a compra ou até correr o risco de nem recebe-la, os blogs também são boas fontes de referências de marcas e produtos.
A utilização da internet para se relacionar ou comprar está se tornando uma prática cada dia mais comum no público feminino. E o mais interessante é que estas consumidoras são engajadas e se preocupam em comentar em suas redes sociais sua experiência com o produto adquirido, e mais de 97% das mulheres entrevistadas na pesquisa afirmam não se importar em receber e-mail marketing de produtos interessantes, promoções e cupons de desconto.
O uso da internet também possibilita que a mulher tenha mais tempo para cuidar de si mesmo e da família e as redes sociais são uma boa maneira de manter contato com amigos, familiares e compartilhar as novidades. E você, é uma mulher conectada?!