Com 103 anos, quase 104, a sueca Dagny Carlsson usa computadores há apenas 4 anos.
Nascida em 1912, ou o mesmo ano em que o Titanic afundou, como costuma explicar, viu um computador pela primeira vez aos 93 e aos 100 resolveu ter seu próprio blog. Hoje, ele contabiliza mais de 1,4 milhão de visitantes.
Em sua página fala de sua vida antigamente, quando não existiam eletrodomésticos como telefone ou geladeira. Hoje, ela usa sua fama que ganhou para promover a dignidade dos idosos na sociedade.
“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, diz Dagny Carlsson à BBC Brasil.
Ela ganhou o prêmio de Idosa do Ano por sua atuação. “Porque os idosos são muito calados em nossa sociedade, e porque quando falam, ninguém se importa com o que dizem. Só se importam com o que eu digo porque me tornei famosa”, desabafa.
E acrescenta: “O maior desafio do ser humano é superar seu próprio medo”. FA-TO!
Em vídeo ao BBC News ela dá um show de entusiamos e compartilha sua sabedoria sobre longevidade. “O segredo da longevidade é manter curiosidade pela vida”, diz em um dos momentos da entrevista. Impossível discordar 😉