Marta, Glória Maria, Maria da Penha são alguns dos 12 nomes apontados como “notáveis” pelas 620 brasileiras entrevistadas pelo Instituto Qualibest para a pesquisa intitulada “Flor deste botão: a novíssima geração das mulheres brasileiras”.

O estudo tem por objetivo investigar valores, atitudes e comportamentos da Geração Z relacionados ao fato de ser mulher e à beleza. Também foram ouvidas mulheres da geração X, como contraponto.

O Instituto Qualibest utilizou um mix de metodologias e de abordagens, todas digitais, e conseguiu estabelecer um diálogo com esse público trazendo conclusões interessantes.

“Utilizamos a abordagem por meio de blogs, diários digitais, netnografia no Facebook, vídeos auto-filmados, whatsapp e questionários online”, diz Daniela Chammas Daud Malouf, diretora do Instituto Qualibest.

Um dos resultados foi a montagem de um “Calendário das mulheres notáveis brasileiras”, que retrata a visão das meninas sobre quem se destaca como mulher no Brasil. A partir de nomes sugeridos por elas mesmas na etapa qualitativa 24 nomes foram estimulados numa etapa quantitativa, dos quais chegou-se em 12 nomes, respeitando diferenças estatísticas entre as gerações Z e X.

Os resultados revelam uma abrangência de perfis – de artistas a jornalistas, esportistas a ativistas como a Maria da Penha, das mais sérias às mais rebeldes, das mais jovens às mais velhas.

Uma abrangência que revela o olhar múltiplo e diversificado destas meninas, que é um dos principais resultados deste estudo.

Sobre a pesquisa:
Público
· Mulheres, representantes de duas gerações distintas, focando num retrato da geração Z , mas buscando os contrastes e as similaridades
· Geração Z: nascidos a partir de 1991 (11-19 anos);
· Geração X: nascidos nas décadas de 60 e 70.
· Classes ABC, GSP / SE, NE, SUL

Metodologias e abordagens:

Diário digital: acompanhando o dia a dia em tempo real, capturando comportamentos diários em seus detalhes e registrar comportamentos automáticos;

BLOG + WHATSAPP: bate-papo realizando tarefas e usando técnicas projetivas;

Netnografia: observando como as pessoas se expressam espontaneamente no meio digital;

Mergulho Digital: vídeos auto-filmados, com inspiração etnográfica, visualizando o contexto de vida das meninas e suas mães e ilustrando os resultados;

Quanti: mensurando comportamentos, atitudes e valores.
Quanti 1:
Focada em hábitos e comportamentos relacionadas à beleza
• 707 entrevistas
• Jovens entre 13 e 20 e adultas entre 35 e 45 anos.
• Das classes sociais ABC.
• Residentes no Brasil.
Quanti 2: focada em Valores e Atitudes relacionadas ao Feminino e à Beleza
• 620 entrevistas
• Jovens entre 13 e 20 e adultas entre 35 e 45 anos.
• Das classes sociais ABC.
• Residentes no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *