Nos últimos meses, mulheres de todo o mundo têm feito uma tatuagem feminista inspirada pela Bitch Planet, uma comic series criada pela dupla Kelly Sue DeConnick e Valentine De Landro.
Se você ainda não ouviu falar dessa série, é tipo Orange is the New Black, mas em um nível ainda mais fantástico.
As histórias apresentam prisioneiras de roubo e assalto, mas também há outros temas, como crimes de adultério, ou a recusa em conformidade com os padrões de beleza. É uma interpretação artística da prisão que algumas mulheres sentem em seu dia a dia.
A tatuagem em si são as letras “NC”, primeiramente ilustradas por De Landro, e significa “Non-Compliant” (em tradução literal, não complacente).
Nos quadrinhos, esse termo é usado para marcar detentas que desafiaram o patriarcado, e agora as mulheres estão usando-o como um símbolo para a sua própria independência.
The Mary Sue procurou algumas dessas mulheres, e elas disseram coisas muito interessantes sobre o que esse símbolo significa para elas.
“Vivemos em um mundo onde somos constantemente rotulados, e ser capaz de me rotular como “NC” me dá total liberdade para viver sem me preocupar com o que as pessoas pensam de mim e parar de seguir os padrões atuais da sociedade e seus rótulos. Fazer a tatuagem, para mim, é uma lembrança permanente disso”, declarou Liesl Dittmann.
Para Aria Burrell, é sobre ser transexual. “Para mim, são os sentimentos que evoca. Minha existência é “NC”. Meu corpo não é conforme. Meu género não será prescrito. Minha feminilidade é fraturado, mas é real e é minha.”
O que achou desse movimento e desse símbolo? Um Plano ousado?
Fonte e Créditos Imagens: Hello Giggles