Para uma área que tem a função de representar a diversidade da sociedade nos meios de comunicação, a criação publicitária ainda é um meio estranhamente homogêneo, com um perfil de 75% de homens na criação (86% em agencias digitais), com renda de media para alta, segundo pesquisa do IPA divulgada em matéria do The Guardian.

No Brasil, pesquisa do 65| 10 indica que as mulheres representam apenas 10% dos profissionais de criação, mesmo com 47% dos funcionários de agência sendo formado por elas que se concentram no atendimento e planejamento.

Em 2014, o Festival Cannes Lions começou a por essa situação em debate. Será saudável para o mercado ter uma visão única de mundo? Cerca de 50% da população é feminina e, se não temos mulheres na criação, como poderemos falar com elas, entendê-las por completo?

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Além disso, outro dado preocupante apareceu: apenas 3% dos diretores de criação no mundo inteiro são mulheres. Por que elas desistem no caminho?

See it, Be it

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Pensando nessas questões, a organização do festival criou o See it, Be it, um programa que visa estimular a liderança criativa feminina.
Este ano 13 criativas estão participando. Elas foram selecionadas entre mais de 200 indicadas, todas dentro dos seguintes critérios:

– Ela tem um cargo na indústria criativa, seja como redatora, diretora de arte, diretora de criação, UX, etc.
– De 5 a 10 anos de experiência em propaganda, marketing, produção, mobile, editorial, design, tecnologia, PR ou conteúdo.
– Ela ganhou prêmios regionais ligados a criação.
– Fala inglês fluente.
– Nunca foi jurada do Festival.
– Não participou do Cannes Lions nos últimos 3 anos.
– Ela fica a vontade para falar em público, inclusive com a imprensa, é apaixonada por marcas e comunicação, é eloquente, positiva e gosta de resolver problemas.

Durante 3 dias do festival, elas passam por um programa especial: tours nas salas de júri, coaching com líderes da indústria criativa, palestras exclusivas com pensadores do mercado, com perguntas e respostas.

Elas são apresentadas aos palestrantes de Cannes e têm acesso prioritário à eventos e festas. Isso sem contar o “Just Ask”, onde basta que elas manifestem um desejo para que a organização do Lions faça o possível para realizá-lo.

Iniciativas como o See it, be it estimulam o networking e o aprendizado dessas futuras líderes, alavancando suas carreiras. E esse ano, temos um motivo ainda mais especial para torcer pelo sucesso desse programa: a brasileira Mariana Borga, Diretora de Criação da JWT São Paulo está entre as participantes.

Boa sorte, Mariana. Você representa um novo paradigma dentro do mercado.

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