DKT do Brasil, detentora das marcas Prudence e Andalan, acaba de lançar uma plataforma voltada para jovens e adolescentes, batizada de DKT Jovem. O objetivo desta iniciativa é que o adolescente tenha acesso a informações sobre saúde sexual, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos desde o início de sua vida sexual. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira, 14 de setembro, na Feira Guia do Estudante, em São Paulo, e contou com a presença do médico psiquiatra, biólogo e comunicador da área de saúde Dr. Jairo Bauer, padrinho da plataforma.

Jairo Bauer participou de um bate-papo com os jovens participantes da feira e abordou a sexualidade na era digital. O planejamento familiar e prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Aids foi bastante discutido, principalmente em relação aos novos aplicativos de relacionamento, que acabam facilitando o número de encontros casuais. O médico ressaltou a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

“Encontros como esse são muito relevantes, já que falta diálogo sobre sexo tanto em casa quanto na escola. É um assunto tabu. É importante sempre trazer à tona temas como afetividade, machismo, preconceito e questões do gênero e como isso interfere nos relacionamentos”, explica Jairo.

Nos últimos anos, os números referentes ao contágio de ISTs entre adolescentes e jovens vêm aumentando, preocupando os órgãos públicos de saúde. Foi justamente pensando nisso que a empresa optou por estrear sua nova plataforma durante a Feira Guia do Estudante que reúne, em média, mais de 30 mil visitantes todos os anos.

 

 

Em parceria com ONGs de todo o País, iniciativa privada e pública, a DKT do Brasil levará aos jovens materiais educativos, incentivando-os a participarem de atividades em grupo sobre temas relacionados à sexualidade, prevenção de gravidezes não planejadas e ISTs, assim como o incentivo à realização de testagem sorológica e importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

As interações acontecerão sempre que houver atividades com o público jovem, seja em palestras, feiras, festas, bares, nas ONGs, etc. Nas escolas, o projeto vai capacitar os educadores para trabalharem os temas relacionados com o público-alvo. Depois, os próprios alunos serão capacitados e passarão a atuar como multiplicadores da informação, levando o conhecimento para outros colegas.

Com informação, a gente evita que doenças sexualmente transmissíveis se proliferem, além de evitar gravidez não desejada, especialmente na adolescência que é uma época de descoberta. Nós amamos a iniciativa. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *