O conhecimento é fundamental para o desenvolvimento, principalmente no trabalho. Mas para alcançar o sucesso de verdade, conhecer a si mesmo é tarefa obrigatória.
Minha vida profissional começou há mais de 15 anos. Mas eu me lembro tão bem do meu
primeiro dia de trabalho que parece que foi ontem. Ao chegar na empresa, vi os
funcionários reclamando: alguns expressavam a frustração com a carreira, outros diziam o quanto odiavam a organização e os chefes e os demais falavam do descontentamento com a vida profissional no geral. Naquele dia, saí de lá com uma sensação horrível, mas tentei me convencer de que era algo restrito àqueles profissionais. Porém, conversando com amigos, colegas e conhecidos, descobri que esse sentimento era compartilhado por muita gente. Era como se o normal fosse nos sentirmos infelizes no trabalho.
Mas como eu poderia passar tantas horas da minha vida infeliz? E por tantos anos? Decidi
que faria algo para mudar esse cenário. Comecei, então, a procurar formas de alcançar o
sucesso profissional. Foi nesse momento que me surpreendi, porque sempre acreditei que o meu progresso no trabalho dependia da empresa e do(a) meu(minha) chefe. Afinal, se não houvesse oportunidade e permissão para uma promoção, ela nunca aconteceria.
Mas, conforme eu agia para me tornar mais eficaz e trabalhar mais feliz, eu percebia que as mudanças precisavam ser feitas em mim e para fazê-las, eu tinha que me conhecer.
Uma ferramenta que me ajudou muito foi o diário. Quando fazia minhas anotações,conseguia avaliar o que funcionava e o que eu precisava mudar no meu dia a dia. Sempre que escrevia sobre uma situação negativa, eu me dava conta de que, embora outra pessoa pudesse ter causado o problema, eu poderia ter agido diferente para evitá-lo ou resolvê-lo.
Outra atitude que me auxiliou bastante foi observar. Prestar mais atenção aos meus
pensamentos e sentimentos ao longo do dia, me fez perceber quantos acontecimentos
positivos eu vivia. A grande questão era que eu não os reconhecia ou deixava que os
negativos me dominassem. Eu também passei a observar mais as outras pessoas e as
melhores formas de agir com cada uma delas, sem deixar de lado minha personalidade.
Isso me ajudou a construir relacionamentos mais colaborativos e, consequentemente,
passei a trabalhar mais feliz e com mais eficácia.
A partir dessas novas atividades e mudanças de comportamento, comprovei como o
autoconhecimento é importante e que só com ele podemos tomar as melhores decisões.
Por isso, invista tempo e energia em se conhecer melhor, mesmo que pareça não ter
conexão com a sua vida profissional. Você verá que conseguirá definir melhor os caminhos que deseja seguir e, assim, poderá trabalhar com mais eficácia e felicidade.