Muito se fala na diferença entre homens e mulheres e os dois principais pontos levantados são em relação à intelectualidade e sentimentalidade.
Algumas pesquisas abordam a diferença entre homens e mulheres na condição da inteligência. Enquanto que para alguns estudiosos essa diferença pode ser explicada geneticamente, para outros, o comportamento é um dos principais fatores que envolvem a diferença entre homens e mulheres. Porém, ficou estabelecida pela psicologia popular uma diferença determinante entre os sexos de que homens são mais rápidos no raciocínio matemático e espaciais, enquanto que as mulheres são aprimoradas com as palavras.
Portanto mulheres, não discutam a relação; homens por sua vez não prestam atenção. Essa tem sido a reclamação de muitas mulheres de que os homens não se ligam quando elas querem falar, falar e falar…
Recentemente uma pesquisa apontou que eles deixam de prestar atenção no conteúdo do que está sendo falado por elas, quando percebem no rosto da parceira a expressão de sentimento de raiva ou medo. Estudos mostram que isso ocorre porque nesse momento a atividade cerebral dos homens se reduz de maneira drástica na região que é responsável por interpretar o sentimento alheio, ou seja, no momento em que eles deveriam usar a empatia. Enquanto que nelas, a sensibilidade na mesma área tende a aumentar. Um exemplo prático é de que quando o homem está sob stress, ele tende a se aquietar. Estudos comprovam ainda que o stress agudo possa afetar atividades e interações do cérebro de maneira diferente entre homens e mulheres.