Odeio a palavra bonita

Se envelhecer é um tabu para as atrizes de Hollywood, Hellen Mirren parece ser uma espécie de “Benjamin Button” do mercado: aos 70 anos, ela está em plena forma e conquistando plateias no mundo todo.

A atriz britânica ganhou o Oscar ao interpretar Elizabeth II no filme “A Rainha” de 2006, coleciona outros títulos como 4 Emmys, 5 Batas e 2 Golden Globes, além de ser condecorada com o título de “Dama” em 2003. Aos 65 anos, protagonizou o longa de ação RED – aposentados e perigosos, ao lado de John Malcovich e Bruce Willis, filme que ganhou continuação em 2013.

Hoje, a atriz é o novo rosto de L’oréal Paris para a linha de cuidados para a pele Age Perfect e tintura Excellence – a mais velha contratada para a divulgação de uma linha de cosméticos. Em entrevista ao The Guardian, Mirren fala sobre a importância de representar uma nova imagem da mulher mais velha: “Já era hora de alguém da minha idade, não necessariamente eu, fazer isso. Durante minha vida inteira fui bombardeada com imagens dessas meninas perfeitas e incrivelmente joviais como o que eu deveria aspirar a ser. Não é justo”.

A campanha mostra uma Hellen elegante e ao mesmo tempo moderna, usando um vestido de alta costura com uma jaqueta de couro e uma maquiagem marcada, acompanhada pela frase da atriz “Fabulosa não é a somatória dos anos. São os anos que nos fazem fabulosas”.

helen mirren1

A reportagem do The Guardian ressalta que Mirren não é um caso isolado: o estilista Marc Jacobs escolheu a atriz Jessica Lange, de 65 anos, como o novo rosto de sua marca de cosméticos. E a explicação é simples: uma pesquisa da L’Oréal na Grã-Bretanha mostrou que metade das mulheres com mais de 50 anos se sentem ignoradas pelas marcas, apesar de elas concentrarem 80% da riqueza do país gastando mais em produtos de beleza do que as jovens.

Ao assinar o contrato, Hellen Mirren insistiu que suas fotos não fossem retocadas para fazê-la parecer mais jovem “Eu disse ou vocês me aceitam com a minha atitude ou escolham outra pessoa e eles disseram imagina, é exatamente isso que queremos. Queremos verdade, queremos transparência”. As fotos ficaram incríveis, ao ponto de haver reclamações sobre manipulação da imagem e falsa propaganda – mas as rugas são visíveis no rosto da atriz.

helen mirren 3

Ao ser perguntada sobre “você se sente bonita”? Helen Mirren mostra porque é considerada uma mulher que tem a postura e a classe de uma dama, mas a atitude de um marinheiro: “Odeio essa palavra. Kate Moss é bonita, o David Beckham é bonito e eu sei apreciar a beleza de uma moça andando pela rua. Jovens são bonitos. Mas a maioria de nós é algo mais e eu gostaria que houvesse outra palavra pra isso. E não, não me venha com essa de que eu fico melhor a cada ano. Eu definitivamente não pareço melhor agora do que quando eu era jovem. O que acontece quando você envelhece é que você não se importa mais com isso. Não sou mais tão bonita, mas não me importo.”

E será que ela acha que representa uma mudança na carreira das mulheres em Hollywood com a valorização da experiência e talento antes da beleza? “Quando os papéis das mulheres mudarem na vida real, aí você vai ver uma mudança na indústria do cinema.”.