Quer ser uma mulher empoderada? Então está na hora de olhar para o seu dinheiro com mais carinho. Acredito que o empoderamento feminino só acontece realmente quando conseguimos bancar nossas escolhas – e, para isso, precisamos falar de grana.
Muitas mulheres tratam ainda o dinheiro como um tabu, ou vivem em negação. É aquela história de não querer abrir a fatura do cartão, de encarar a conta corrente como uma caixa preta. Mas não precisa ser assim.
Para organizar suas finanças, você precisa seguir passos simples. Confira:
Parece óbvio, mas muita gente não consegue colocar isso em prática – que o digam os mais de 60 milhões de inadimplentes do Brasil. Para parar de gastar tudo o que ganha (ou até mais), basta ter um pouco de controle financeiro: anotar os gastos e acompanhar a sua planilha.
- Adote o método 50/30/20 e aprenda a poupar
Para você organizar as suas despesas, não precisa de 20 categorias diferentes – mas sim de apenas 3: gastos essenciais, supérfluos e investimentos. 50% do seu salário deve ir para os essenciais (alimentação, moradia, transporte, plano de saúde, etc), 30% para os supérfluos (compras, lazer, presentes, etc) e 20% você consegue guardar todo mês para investir bem. Desenvolvi uma planilha para te ajudar a aplicar o 50/30/20 na sua vida – baixe ela aqui.
- Invista bem o seu dinheiro
Você não precisa ser a mestre dos investimentos – mas precisa sim saber fazer as perguntas certas para seu gerente. Quanto custa? Qual é o nível de risco? Quanto tempo tenho que esperar se quiser sacar o dinheiro? Quanto posso ganhar? Com as respostas a estas perguntas, fica muito mais simples comparar e escolher o melhor investimento para a sua vida.
Para ficar rica (e não ter mais que se preocupar com a sua aposentadoria), você não precisa ganhar na Mega Sena, nem depender do INSS. Guardando um pouco todo mês e investindo bem este dinheiro, você constrói um patrimônio – que é o que vai te dar poder para fazer as suas próprias escolhas na sua vida, sem depender de mais ninguém.