A jornalista Weam Al Dakheel se tornou a PRIMEIRA âncora mulher a apresentar um telejornal noturno na Arábia Saudita pelo noticiário da Al-Saudiya, uma das principais emissoras do país.
Weam começou a trabalhar na emissora no começo deste ano, mas anteriormente, ela havia passado pela CNBC Arabia e pela Al-Arab, do Bahrein, segundo o “Washington Post”.
A aparição da jornalista repercutiu em diversos canais e trouxe muita surpresa nas redes sociais. No Twitter, diversas pessoas enviaram mensagens de apoio e carinho, Wael Rafeeq, apresentador de TV, postou: “Hoje, nós estamos muito felizes com esse avanço enorme e esse salto quântico que a televisão está realizando”.
قناة السعودية .. والتوجه إلى محاكاة رؤية 2030 عبر نشراتها. إنه تحول مشهود. يتلائم مع طبيعة المرحلة المجتمعية. بكل ما فيها من تميز.@Omar_N | @WeamAlDakheel pic.twitter.com/r1vQL6XRUj
— بدر الجنيدل (@BaderAlJunaydil) September 21, 2018
Foi um fato histórico para a nação, pois mesmo em 2016, quando Jumanah al-Shami se tornou a primeira saudita a apresentar um noticiário na TV, ela havia aparecido em horário matutino.
Em 2016, o príncipe Mohammed bin Salman anunciou o plano “Visão 2030”, programa que tem como objetivo modernizar o país e propor diversas mudanças sociais, sendo que uma delas, é aumentar a participação de mulheres no mercado de trabalho de 22% para 30%.
E essas transições estão alcançando vários setores. Um exemplo disso é que, mês passado, a companhia aérea saudita abriu processo para a contratação de comissárias de bordo pela primeira vez.
Vemos uma esperança em meio a esse “relaxamento” da política de segregação de gêneros do Oriente Médio, possivelmente o começo de uma grande mudança. Seguimos juntas e conquistando mais espaços!