Uma das coisas das quais mais falamos aqui no Plano é sobre igualdade de gêneros e igualdade salarial. E sabemos que a diferença de salário entre homens e mulheres ainda é muito alta. Só no Brasil, as mulheres podem ganhar quase 53% a menos em algumas profissões. E isso vale, inclusive para o universo do empreendedorismo.

Só pra ter uma ideia de que essa diferença é real e afeta muito as mulheres que querem construir uma carreira sólida, o  Boston Consulting Group fez uma pesquisa recente, onde analisou os investimentos que 350 startups recebeu para fazer seu negócio funcionar. Deste total, 258 eram empresas fundadas por homens e 92 contava ao menos com uma mulher em cargo de liderança.

Os resultados dessa pesquisa mostram uma diferença enorme no número de investimentos. As empresas que foram fundadas ou co-fundadas por mulheres tiveram menos da metade dos investimentos em relação às empresas fundadas por homens. Transformando isso em números, as mulheres tinham em média US$ 935 mil em investimentos e os homens ficaram bom um bolo muito maior, em uma média de US$ 2,1 milhão. É muita diferença!

 

A gente sabe que os investimentos normalmente tem relação com o potencial lucro que a empresa pode oferecer, mas não é o caso dessa pesquisa porque ela ainda mostra que as empresas que foram fundadas ou co-fundadas por mulheres possuem um faturamento 10% maior dentro de um período de cinco anos, quando comparadas às empresas dirigidas por homens.

Mais uma dado bem interessante de mencionar, pra mostrar que os investimentos também possuem um recorte de gênero, sim, nesse estudo ainda foram levantados os seguintes números: a cada dólar de financiamento, empresas que tem mulheres à frente geram 78 centavos e as que são administradas por homens, geram um lucro de menos da metade do valor, de apenas 31 centavos.

Ou seja, o que precisa mudar aí, como vemos em provas irrefutáveis, que o precisa mudar, é essa cultura machista, onde apenas homens levam créditos por seus feitos. Mulheres são tão boas empresárias – por vezes até melhor – que os homens. Elas apenas precisam de oportunidades iguais para mostrar do que são capazes. E olha, elas são capazes de realizar coisas incríveis.

E aí, que tal investir mais em empresas, startups criadas e administradas por mulheres?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *