Toda semana compartilhamos dicas culturais comandadas por mulheres. O Plano acreditar que valorizar o trabalho dessas artistas femininas é uma importante forma de valorizar o universo feminino e mostrar que podemos ser o que quisermos. Confira aqui todos os #PlanosCulturais e divirta-se!
Se resolver passar pelo Masp nos próximos dias, logo de cara, você vai se deparar com algo inusitado: uma parede branca com 23 molduras vazias.
É assim que a exposição “Elementos de Beleza: um Jogo de Chá Nunca É Apenas um Jogo de Chá”, da artista Carla Zaccagnini, é inroduzida.
“Talvez ela diga que a história dessas pinturas é tão ou mais interessante do que olhar as imagens”, diz o curador Fernando Oliva em entrevista à Folha de S. Paulo.
A inspiração veio do livro homônimo de Carla, que fala das sufragistas, ativistas que lutaram pelo direito ao voto feminino na Inglaterra no século 20.
Uma parte da atuação das sufragistas na época era atacar pinturas que disseminavam o patriarcalismo e as representações do feminino em corpos idealizados ou em papéis sociais rígidos.
“O trabalho da Carla não levanta nenhuma bandeira. Ela tem uma simpatia pela causa, mas acha mais importante levantar as contradições desse processo”, comenta Oliva.
Quem for lá vai conhecer histórias como a da obra “Vênus no Espelho” (1647-51), de Diego Velázquez, na National Gallery de Londres, que foi esfaqueada pela sufragista Mary Richardson em março de 1914.
E isso só para começar e não só nessa exposição, que é apenas a primeira parte do projeto chamado Histórias Feministas, que pretende trazer exposições sobre o assunto. Ou seja, podem esperar mais cultra feminista por aí, ótima notícia né?!
Serviço:
Masp: Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central
tel. 3149-5959
Ter. a dom.: 10h às 20h. Até 14/2/2016.
Livre.
Ingr.: R$ 25.
Estac. (R$ 15 p/ 3 h, na al. Casa Branca, 41 – convênio).